Britânica Emma Raducanu se transforma na revelação do US Open

Aos 18 anos, a britânica Emma Raducanu se tornou a mais jovem semifinalista do US Open nesta quarta-feira, ao vencer a suíça Belinda Bencic, campeã olímpica de Tóquio 2020, em dois sets.

Raducanu, número 150 do ranking mundial, derrotou Bencic (12ª) por 6-3 e 6-4 em uma hora e 21 minutos de jogo na quadra principal de Flushing Meadows.

“Foi um jogo muito difícil”, declarou a tenista britânica, após agradecer o público nova-iorquino pelo apoio.

Raducanu enfrentará na quinta-feira a vencedora do duelo pelas quartas de final entre a tcheca Karolina Pliskova, quarta cabeça de chave e vice-campeã em Wimbledon este ano, e a grega Maria Sakkari.

A outra semifinal será disputada pela canadense Leylah Fernandez, que completou 19 anos na segunda-feira, e a bielorrussa Aryna Sabalenka, segunda cabeça de chave.

Quem quer que seja a vencedora da final de sábado vai conquistar um torneio de Grand Slam pela primeira vez.

Raducanu é a mais jovem semifinalista do Aberto dos Estados Unidos desde Maria Sharapova em 2005, superando Leylah Fernandez por ser apenas dois meses mais nova, e pode ser a primeiro finalista do Grand Slam americano a ter saído da qualificação.

A jovem, filha de mãe chinesa e pai romeno, está apenas jogando seu segundo grande torneio depois de participar da última edição de Wimbledon, onde chegou às oitavas de final.

gbv/ma/lca