Saúde da mulher

Saiba quais são os melhores brinquedos para reduzir a ansiedade infantil

Crédito: Pexels

Além de terem um grande potencial de distração — e, por vezes, até mesmo de aprendizagem — para crianças, alguns brinquedos específicos podem possuir um papel essencial no crescimento saudável dos pequenos. 

+ Uso prolongado de telas aumenta ocorrência de olho seco em crianças e jovens


+ 11 formas naturais de aliviar sintomas de ansiedade

Segundo um estudo conduzido pelo National Institute for Play (NIFP) — organização estadunidense sem fins lucrativos — alguns brinquedos podem ser grandes aquisições para a saúde mental de seus filhos. As informações são do jornal “Extra”. 

É o caso, por exemplo, do cubo mágico, que age no lobo frontal — área executiva do cérebro —; das bonecas, que atuam no sistema límbico; e dos animais de pelúcia, cujo abraço pode liberar neurotransmissores como a endorfina

Brinquedos contra a ansiedade infantil

Pexels

Segundo o jornal, crianças que apresentam sintomas de ansiedade podem ser divididas em dois grupos: os sintomas internalizantes, pensamentos repetitivos que causam preocupação às crianças; e os sintomas externalizantes, que se manifestam fisicamente por meio de agitações motoras e/ou verbais (roer as unhas, falar sem parar, se mexer muito, ter palpitações no coração e outros sintomas). 

Alguns brinquedos, como os fidget toys — inicialmente desenvolvidos para atender a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) —, têm a capacidade de gerar uma sensação de conforto e tranquilidade, estimulando o bem-estar e reduzindo o estresse em pessoas ansiosas.

Além disso, ocupar-se com uma atividade repetitiva pode ajudar a tirar o foco da raiz da ansiedade, minimizando seus sintomas. E apesar de esses efeitos serem percebidos em pessoas de todas as idades, eles são apresentados com mais eficiência em crianças.

Portanto, se seu(ua) filho(a) apresenta sintomas de ansiedade, uma maneira simples de estimular seu bem-estar pode ser presenteando-o(a) com brinquedos sensoriais baratos e efetivos — como o famoso pop it.