O futebol nem sempre vive só de lances bonitos e alegria. Muitas vezes, no calor das partidas, os ânimos se afloram e as brigas generalizadas acontecem.

Neste ano, as já conhecidas confusões entre adversários e torcidas rivais voltaram a movimentar o futebol. Os confrontos fugiram do campo e, além dos profissionais, os atletas de base também entraram em brigas generalizadas.

Reunimos, neste texto, alguns conflitos do futebol brasileiro ao longo de 2022. Relembre as confusões que movimentaram o cenário futebolístico:

Sport x Vasco – Série B do Campeonato Brasileiro

A partida entre Sport e Vasco, que aconteceu no dia 16 de outubro, pela segunda divisão do Campeonato Brasileiro, precisou ser paralisada após uma confusão generalizada na arquibancada e invasão de campo por torcedores do Leão da Ilha.

Disputando o acesso à primeira divisão, o Sport vencia o confronto por 1 a 0 até os últimos minutos do segundo tempo. Raniel, do Vasco, empatou a partida e comemorou de frente para a torcida do Leão da Ilha, que arremessou objetos no campo e, logo em seguida, invadiu o gramado.

Após a invasão dos torcedores, a Polícia Militar interveio e acalmou a situação. Tanto o Vasco, como o Sport, não voltaram a campo por decisão do árbitro Raphael Claus.

Ceará x Cuiabá – Série A do Campeonato Brasileiro

No mesmo dia em que Sport x Vasco entraram em conflito na Ilha do Retiro, a partida entre Ceará e Cuiabá também precisou ser interrompida nos acréscimos do segundo tempo após confusão nas arquibancadas e invasão do gramado da Arena Castelão.

Mesmo com um jogador a menos, o Cuiabá vencia a partida por 1 a 0. Aos 47 minutos da segunda etapa, contudo, o Ceará chegou ao empate com um gol do atacante Jô.

Logo após o gol, parte da torcida alvinegra invadiu o campo e correu na direção dos jogadores, que precisaram correr para os vestiários. Além da invasão, os torcedores também arremessaram cadeiras na direção do gramado.

Internacional x Botafogo – Série A do Campeonato Brasileiro

Jogadores do Internacional e do Botafogo protagonizaram algumas cenas de violência neste ano. Durante uma rodada do Campeonato Brasileiro, com um jogador a menos, o Glorioso venceu a equipe gaúcha de virada, o que iniciou o conflito entre as equipes.

Ao término da partida, jogadores do Colorado partiram para cima de atletas do Botafogo. As equipes trocaram socos e pontapés e o conflito foi interrompido somente um tempo depois.

A confusão terminou com 11 cartões amarelos, sendo cinco para jogadores do Internacional e seis para atletas do Fogão, além de duas expulsões para cada lado, sem contar o vermelho para o técnico botafoguense, o português Luís Castro.

São Paulo x Palmeiras – Semifinal da Copinha

A partida entre São Paulo e Palmeiras, válida pela semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior, ficou marcada não só pela vitória alviverde, como também por uma confusão generalizada.

Já nos acréscimos da segunda etapa, torcedores do São Paulo invadiram o campo com a intenção de agredir os atletas palmeirenses. Alguns objetos foram arremessados para o gramado, incluindo uma faca.

Felizmente, a polícia agiu rápido e, com o auxílio de atletas do São Paulo, a confusão foi contida sem deixar feridos. A partida foi retomada para os minutos restantes, que assegurou a vitória do Palmeiras.

Corinthians x Palmeiras – Final do Campeonato Brasileiro Sub-20

Na final do Campeonato Brasileiro Sub-20, o Palmeiras superou o Corinthians por 1 a 0, na Neo Química Arena. Rivais de longa data, a animosidade dos confrontos profissional desceu até a categoria de base.

Ao fim da partida, jogadores do Corinthians entraram em conflito com palmeirenses. Os ânimos dos atletas foram acalmados rapidamente. No entanto, a torcida alvinegra tentou invadir o gramado e iniciou uma briga com a Polícia Militar, que precisou usar a força para acalmar a situação.