O nome é moderno e internacional, mas a prática já é velha conhecida dos brasileiros. O Brazilcore ou Brazilian Aesthetic trata-se de uma tendência de moda que faz referências à cultura brasileira, principalmente às cores da bandeira, verde e amarelo. Depois de terem sido usadas à exaustão em manifestações políticas, principalmente dos defensores do atual presidente Jair Bolsonaro, a moda nacional, e internacional, está retomando essas cores, sendo usadas não só por ícones da cultura pop brasileira, como Anitta e Ludmilla, mas também por celebridades estrangeiras.

Recentemente, o “look” brasileiro viralizou nas redes sociais, principalmente no TikTok. A chegada da Copa do Mundo também impactou na adesão da nova tendência. Essa ressignificação tenta afastar o uso das cores e bandeira de motivos políticos e transformá-la em símbolo fashion, que pode ser usado por todos. Em pouco tempo apareceram incontáveis vídeos de pessoas exibindo seus acessórios abrasileirados, o que gerou uma pequena trend no TikTok nos últimos meses.

Além das cores, é comum o uso de chinelos, chapeús, roupas de praia e qualquer acessório que faça parte da cultura brasileira. A modelo norte-americana Alex Consani, filha da designer brasileira Kennya Baldwin, é uma das celebridades que viralizou ao usar uma camiseta com “Brazil” escrito. Hailey Bieber, esposa de Justin Bieber, também chamou atenção ao usar o Nike Dunk Low “Brazil”.

 

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No Brasil, a questão do uso do verde e amarelo vai além de moda. Com a aproximação das eleições e da polarização política que se instalou na cultura do país há alguns anos, vários artistas andam se apresentando com bandeiras ou com cores da bandeira em seus shows como forma de ressaltar a importância dessa simbologia e retomar as cores que pertencem a todos os brasileiros.

Quem chamou muito atenção ao aderir a tendência foi Anitta, que usou uma roupa totalmente verde e amarela em seu show no Coachella, nos EUA; Djonga, que usou a camisa da CBF em uma de suas apresentações, e Ludmilla que também usou a camisa oficial em sua apresentação do Rock in Rio.

 

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Polêmica

Contudo, nem todas as pessoas veem com bons olhos essa “nova” tendência estética. A prática tem sido acusada de apropriação cultural, justamente porque foi uma trend iniciada por influenciadoras que, muitas vezes, são brancas e com alto poder aquisitivo. Essas pessoas vivem longe das comunidades brasileiras, fatia da da população que sempre utilizou esse estilo de roupa.

Como a estética sempre foi muito utilizada nas periferias do Brasil, era ignorada pelo mainstream até então. Os críticos apontam que o Brazilcore só surgiu quando pessoas das elites aderiram o estilo, até então considerado feio e de mau gosto. A influenciadora brasileira Verena Figueiredo foi uma das primeiras falar sobre essa problemática nas redes sociais. “O que é suficiente para falar que uma coisa é tendência sendo que a gente sempre usou camiseta do Brasil – muitas vezes até ridicularizado e criticado. A partir do momento que o pessoal da moda internacional começa a olhar para isso, é validado como tendência?”, disse em um vídeo do TikTok.