A Bravo GRC, empresa de tecnologia e consultoria especializada em Governança, Riscos, Compliance e ESG, cresceu 100% em 2021, dobrando de tamanho em receita e quadro de funcionários mesmo com todos os obstáculos da pandemia da Covid-19. A empresa aproveita o momento para anunciar também a chegada de sua Head de ESG, Maria Silvia Monteiro Costa. “Tivemos muitos projetos de entrega de alta complexidade, o que exigiu um dinamismo e um aprendizado constante do nosso time em conjunção com o trabalho colaborativo e co-criativo com os nossos clientes e parceiros, afinal não fazemos nada sozinhos”, afirma Claudinei Elias, CEO e founder da empresa.
Um ponto de extrema importância, de acordo com ele, foi o avanço na área de insights e inteligência, com a Bravo Research, no desenvolvimento de pesquisas e conteúdos com boa aceitação de mercado, tornando a marca referência de guias ESG. Inclusive, foi com o diferencial de conectar o ESG à tecnologia, governança e dados que a empresa viu seu ramo de atuação aumentar. “Há muito tempo, nós estamos olhando para o assunto sustentabilidade de uma forma crítica e sempre defendemos que a governança deve vir em primeiro lugar. Em 2021, tivemos a oportunidade de realizar projetos de intensa integração dos assuntos de ESG e GRC, e agora estamos reforçando a nossa atuação com a chegada da Maria Silvia”, analisa.
A nova Head de ESG da Bravo foi responsável por trazer ao Brasil a formação Liderança Shakti – o equilíbrio do poder masculino e feminino nos negócios – e teve passagens pelo mercado financeiro como Banco Santander, BankBoston e mais recentemente, como sócia por empresas de iniciativa sustentável como Change Makers Liderança e ForFuturing Consultoria. A vinda de Maria Silvia agrega ainda mais força à empresa para estruturar o departamento e reforçar os pilares do Ecoambiental e Social, que serão parte do objetivo deste ano.
“Com a pandemia, todos nós sentimos na pele o quanto somos interconectados. Aprendemos que o que fazemos em nossas vidas e na gestão nas empresas tem reflexo direto na sociedade e no meio ambiente. Desde então, colocamos ESG na pauta de todas as nossas conversas e reflexões sobre a Governança nas organizações. Em 2022, a Covid-19, as mudanças climáticas e a macroeconomia ainda são os desafios, de forma que, agora, é a hora de fazer ESG realmente acontecer. É provar que este é o caminho que dá resultados. Comprovar a eficiência que o processo de transformação e integração ESG nos negócios traz. Na Bravo GRC, a Governança é a espinha dorsal, a base e a tecnologia, o grande impulsionador, para estratégias de alta performance”, afirma Maria Silvia.
É nesse espírito de sustentabilidade que a empresa almeja crescer mais de 50% em faturamento em 2022, bem como também em número de funcionários com novas contratações em todas as áreas da companhia mas, principalmente, em Desenvolvimento de Tecnologia, Inovação, Consultoria, Research, Delivery, Vendas e Customer Success. Além é claro, de incrementar ainda mais o portfólio de produtos e serviços oferecidos, com o lançamento da área de educação e a da Inteligência Artificial em Governança.
“De fato, temos tido uma jornada de intensa transformação cultural e digital em nossos negócios, mas não estamos apenas nos transformando, e sim levando alta tecnologia e inteligência em Governança e Riscos para todas as linhas de defesa das companhias e sua cadeia de valor, aprimorando o alcance sustentável e consciente do seu propósito. Avançaremos o investimento na nossa área de Dados e Inteligência, e seguiremos com fortes aplicações em Controles, com foco no Programa de Integridade, Privacidade de Dados e Segurança da Informação, os quais receberão investimentos significativos neste ano”, completa Elias.