Brasileiros se revoltam com a derrota de Fernanda Torres em Oscar de Melhor Atriz

Atriz concorria por atuação como Eunice Paiva em 'Ainda Estou Aqui'; Mikey Madison levou o prêmio

Robyn Beck / AFP
A atriz brasileira Fernanda Torres comparece à 97ª edição do Oscar no Dolby Theatre, em Hollywood, Califórnia, em 2 de março de 2025 Foto: Robyn Beck / AFP

O Brasil fez história neste domingo, 2, com um Oscar faturado por uma produção nacional. “Ainda Estou Aquivenceu a estatueta de Melhor Filme Internacional e deixou fãs orgulhosos e emocionados. O que não agradou a alguns espectadores, no entanto, foi a derrota de Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz.

Nas redes sociais, internautas se posicionaram contra a vitória de Mikey Madison, por “Anora”. O resultado foi uma chuva de memes e comentários ácidos sobre a atriz e sobre a derrota de Fernanda — com alguns sugerindo até mesmo que o perfil da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no Instagram fosse denunciado à plataforma.

Outros, no entanto, celebraram a derrota de Karla Sofia Gascón, que concorria com Fernanda e Mikey na categoria.

Veja:

Caminho para a glória

“Ainda Estou Aqui” retrata a história da família Paiva e seu desolamento pela perda de Rubens Paiva, ex-deputado que foi preso, torturado e morto pela ditadura militar brasileira em 1971.

Dirigido por Walter Salles, o filme tem como foco a luta de Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres) para criar seus cinco filhos sem o pai e, ao mesmo tempo, mover esforços para que o assassinato do marido não fosse esquecido. A militância da viúva transformou a morte de Paiva em um dos símbolos dos movimentos que derrubaram o regime, na década de 1980.

A produção arrecadou R$ 104.734.417,09 em vendas de ingressos no Brasil, segundo dados da Ancine (Agência Nacional do Cinema), e foi projetada na temporada de premiações com uma inesperada vitória de Fernanda no Globo de Ouro, em 6 de janeiro.

Desde então, Fernanda, Selton Mello (que interpreta Rubens Paiva) e o diretor deram entrevistas a emissoras americanas, participaram de convenções em Los Angeles e o longa-metragem foi elogiado pelos principais veículos da cobertura internacional de cinema, pavimentando o caminho para o inédito reconhecimento da Academia.