Brasileiros recebem 1 bilhão de ligações de telemarketing por mês; saiba como evitar

José Cruz/Agência Brasil
Central de atendimento telefônico Foto: José Cruz/Agência Brasil

Os brasileiros receberam mais de 1 bilhão de chamadas de telemarketing abusivo por mês entre os meses de junho de 2022 e dezembro de 2024. Os números foram levantados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

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Os dados do relatório “Combate às Chamadas Inoportunas”, apresentado ao Cdust (Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações) apontaram, em média, 743 ligações mensais recebidas por habitante no período.

É possível evitar?

De acordo com a Anatel, 15% das chamadas chegam aos telefones e celulares dos consumidores, enquanto 85% são barradas por políticas de restrição.

“As empresas precisam se atentar às regras de frequência de ligações para não exceder os limites estabelecidos. Também é fundamental respeitar a vontade dos consumidores que se cadastram em plataformas de bloqueio, garantindo que esses contatos sejam atualizados regularmente”, disse ao site IstoÉ Kathia Alves, CEO da Vip Solutions, empresa de telefonia fixa e em nuvem.

O dispositivo mais popular para isso é o “Não me Perturbe“, plataforma criada pela agência em julho de 2019, que permite ao consumidor solicitar o bloqueio do recebimento de ligações relacionadas a ofertas de serviços de telecomunicações das operadoras de telefonia, internet e TV por assinatura, e de operações de consignado – empréstimo e cartão de crédito – de instituições financeiras. Após a solicitação, o bloqueio acontece em até 30 dias.

“Caso um cliente receba ligações de companhias que usam numeração aleatória ou de outras localidade sem identificação clara, ele pode denunciar a prática diretamente à Anatel, pelo site da agência, pelo telefone 1331 ou registrar uma queixa no Procon“, acrescentou Alves.