De acordo com uma pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (15), um em cada quatro brasileiros com 16 anos ou mais diz ter sido diagnosticado com Covid-19 desde o início da pandemia, o que representa cerca de 42 milhões de pessoas infectadas. As informações são da Folha.

O número é quase o dobro do total de casos registrados oficialmente no país, cerca de 22,8 milhões, somados até quinta-feira (13), com dados coletados pelo consórcio de imprensa.

A pesquisa foi feita por telefone nos dias 12 e 13 de janeiro, com 2.023 pessoas de 16 anos ou mais, em todos os estados do país. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Segundo o Datafolha, 25% dos entrevistados disseram ter feito teste que confirmou a infecção pelo vírus, somando 41,95 milhões desde março de 2020.

O jornal ouviu especialistas que afirmaram que a diferença entre os números não surpreende, uma vez que o Brasil tem problemas na sistematização dos dados de infectados.

Ainda de acordo com a Folha, também entra nessa soma o alto número de testes rápidos de Covid-19 feitoos em farmácias ou unidades volantes que não entram nas estatísticas oficiais, problemas dos sistemas de informação entre municípios, estados e o Ministério da Saúde e até mesmo a falta de estímulo das equipes para a notificação de casos positivos.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias