Aos 27 anos, o surfista Ítalo Ferreira é, ao lado de Gabriel Medina, o principal favorito ao ouro em Tóquio. Atual segundo colocado do Campeonato Mundial, o potiguar vem tendo um rendimento muito consistente nos últimos anos, que foi coroado com o título mundial em 2019.

+ Às vésperas da Olimpíada de Tóquio, Fernando Reis, do levantamento de peso, é pego no doping
+ Brasileiros para ficar de olho em Tóquio 2020: Arthur Zanetti

+ Brasileiras para ficar de olho em Tóquio 2020: Martine Grael e Kahena Kunze

Dois títulos do Campeonato de Juniors

Em 2011, com apenas 17 anos, o brasileiro já mostrava que teria um futuro brilhante pela frente. Ítalo Ferreira conquistou o Quiksilver Pro Rio Junior e o Mormaii Pro Junior. Os dois campeonatos foram conquistados no Brasil.

Evolução e coroação com o título mundial

Desde sua primeira participação na WSL (World Surf League) em 2015, Ítalo Ferreira vem mostrando muito potencial. No entanto, a sua explosão ocorreu em 2018, quando ele venceu três etapas e terminou a temporada na quarta colocação.

O brasileiro continuou sua ótima fase em 2019, conquistando, pela primeira vez, o título mundial. A conquista veio na última etapa em Pipeline, no Havaí. Empatado em pontos com Gabriel Medina após uma temporada brilhante de ambos, Ítalo levou a melhor na etapa e levou seu primeiro título mundial.

Perspectiva para os Jogos

Após a conquista de 2019, o brasileiro vem se mantendo no topo e chega as Olimpíadas em ótima fase. Ainda em 2019, Ítalo conquistou o ISA Games em Tóquio. A competição foi uma espécie de prévia para os Jogos e contou com a presença dos melhores surfistas do mundo.

No Circuito Mundial de 2021, Ítalo está em segundo lugar, atrás apenas de Gabriel Medina. O brasileiro conquistou a etapa de Newcastle em abril e ainda se encontra na briga pelo segundo título mundial. Com dois surfistas de altíssimo nível como Ítalo e Medina, não é nenhum absurdo projetar uma dobradinha brasileira em Tóquio.