Brasileiros invadem conta de ‘Sirat’ após alfinetada de diretor em ‘O Agente Secreto’

Cineasta Oliver Laxe afirmou que 'se brasileiros submetessem um sapato ao Oscar, votariam nele'

GARETH CATTERMOLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP
Cineasta Oliver Laxe, diretor do filme ‘Sirat’ Foto: GARETH CATTERMOLE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Os brasileiros já estão a postos para rebater qualquer crítica vinda dos adversários de “O Agente Secreto” no Oscar 2026. Assim como fizeram às vésperas da premiação de 2025, que consagrou “Ainda Estou Aqui” – de Walter Salles – campeão na categoria Melhor Filme Internacional, os fãs da obra de Kleber Mendonça Filho não deixaram passar batida uma alfinetada dada por Oliver Laxe, diretor de “Sirat”, concorrente do longa-metragem do Brasil na mesma categoria.

Durante uma entrevista ao talk show espanhol “La Revuelta”, o cineasta ironizou as conquistas do Brasil nas últimas premiações de cinema:

“Há muitos brasileiros na Academia e nós os adoramos, mas eles são ultranacionalistas. Acho que, se os brasileiros inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele”, disparou ele.

+ Oscar 2026: ‘O Agente Secreto’ é indicado a quatro categorias; confira lista completa

Não demorou muito para que os internautas brasileiros mais assíduos puxassem uma fila de comentários contra a declaração de Laxe. Como ele não tem perfil no Instagram, o jeito foi invadir a conta oficial do filme, que concorre às estatuetas de Melhor Som, além de Melhor Filme Internacional, juntamente com “O Agente Secreto”.

Em poucos minutos, as publicações mais recentes receberam centenas de comentários com emoji de sapato – ironizando a fala do cineasta -, além de reações como: “respeita o brasil”, “o choro é livre”, “ele queria engajamento?”. E teve até quem resgatou uma frase icônica de Carminha, personagem da novela “Avenida Brasil”:

“Obrigada pelo toque, Lucinda. A coisa que eu mais prezo nessa vida é conselho de mendiga”.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, “O Agente Secreto” já levou dois Globos de Ouro e concorre em quatro categorias do Oscar: Melhor Filme, Melhor Elenco (nova categoria da premiação), Melhor Filme Internacional e Melhor Ator.

Confira a declaração de Laxe abaixo:

Veja a repercussão abaixo:

Brasileiros invadem conta do filme “Sirat” para rebater alfinetada – Reprodução/Instagram

 

Brasileiros invadem conta do filme “Sirat” para rebater alfinetada – Reprodução/Instagram

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por NEON (@neonrated)