Pesquisa divulgada pela Genial/Quaest neste sábado, 20, aponta um cenário de cautela para o consumo no fim de ano. Segundo os dados, 50% dos brasileiros acreditam que as pessoas comprarão menos presentes neste Natal em comparação ao ano anterior. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 14 de dezembro, e ouviu mais de 2 mil brasileiros de 16 anos ou mais. O índice de confiança é alto, com uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os entrevistados foram questionados sobre sua percepção econômica e comportamento de consumo para o período. Quando indagados se as pessoas comprariam mais ou menos presentes que em 2024, os resultados foram:
- Comprarão menos: 50%
- Comprarão a mesma quantidade: 27%
- Comprarão mais: 19%
- Não sabem/Não responderam: 4%
Perspectiva sobre a Ceia Natalina
O pessimismo moderado também se reflete na mesa dos brasileiros. O levantamento abordou a expectativa de “fartura” para a ceia de 2025: para 37% dos entrevistados, a ceia deste ano será menos farta, enquanto para 36% será igual e para 24% será mais farta. Apenas 4% das pessoas não sabem ou não souberam responder.
O equilíbrio estatístico entre os que esperam uma ceia igual ou menor (36% vs 37%) reforça um sentimento de estagnação ou retração no poder de compra das famílias para as festividades deste ano.