O jornalista Afonso Santos Junior, mais conhecido como Afonso Tresdê, de 40 anos, afirmou ter enviado uma mensagem para o francês Anthony Loffredo, quando soube que ele pretendia amputar dois dedos a fim de ficar mais parecido com um “alienígena”. Na semana passada, o francês, que se dedica ao projeto “Black Alien”, amputou o dedo mínimo e o anelar da mão esquerda. As informações são do jornal Extra.
De acordo com Afonso, que acompanha o Black Alien, nas redes sociais, ele avisou na mensagem sobre quais dedos era melhor amputar para a mão esquerda continuar funcional. O brasileiro, que nasceu com ectrodactilia e tem apenas três dedos em cada mão, afirma que o francês cortou “os dedos errados”.
“O Black Alien entrou numa missão de transformar seu corpo 100% com o que ele acredita que seria um alienígena. Diz ele que está em 34% da transformação. Mas assim que eu soube o que ele queria fazer com a mão (esquerda), cheguei a mandar um comentário para ele, mostrando a minha mão e dizendo ‘cara, se for cortar mesmo, corta estes aqui, igual à minha mão, é mais anatomicamente correto e te dará conforto nas atividades do dia a dia’. Pelo visto ele ignorou completamente meu conselho”, disse Tresdê.
“Eu tenho os dedos polegar, médio e anelar. (Não tenho o indicador e o mindinho). Isso, segundo meus médicos, ajudou na formação de uma estrutura óssea melhor e uma composição de tendões que são feitas perfeitamente pra minha estrutura. Hoje a única coisa que não faço na vida é tocar flauta”, disse o jornalista ao jornal Extra.
De acordo com Tresdê, ele foi diagnosticado com ectrodactilia assim que nasceu. “Não é genético. Meu filho não tem. Um em sei lá quantos mil, talvez milhões, tem isso. A minha condição ser ‘perfeita’, sem deformidade e ser nas duas é ultra mega raro. Em geral, a ectrodactilia é a ‘mão de lagosta’, só com 2 dedos. Enfim, nunca corri atrás para saber mais, sei lá por quê”, explicou.