O paranaense Murilo Lopes Santos, de 26 anos, originário de Castro (PR) – cidade que fica a cerca de 160 quilômetros de Curitiba (PR) – teve a morte confirmada à família. O jovem atuava como voluntário na Guerra da Ucrânia desde o dia 3 de novembro de 2022.

O brasileiro atuou ao lado das forças ucranianas no conflito contra a Rússia. A guerra ocorre no país desde fevereiro de 2022. As informações são do “Bom Dia Paraná”, da rede RPC, afiliada da TV Globo.

+ Brasileiro fere pernas e perde visão de um olho ao pisar em mina na Ucrânia

+ Como a Ucrânia recruta presos para a guerra contra a Rússia

De acordo com a família, Murilo serviu ao Exército Brasileiro em Castro e deixou a instituição após a entidade dar baixa depois da conclusão do tempo de serviço militar. Entretanto, o jovem desejava seguir carreira e, por conta disso, aprendeu ucraniano para se voluntariar no país do leste europeu.

Rosângela Pavin, mãe do brasileiro, recebeu a informação da morte após um colega de Murilo entrar em contato com seu marido, pai da vítima. “A gente ligou, ele já atendeu e deu a notícia”. A genitora pontuou que não conseguiu contato com a embaixada.

Nas redes sociais, a mulher publicou homenagens ao filho, relatando que tomou conhecimento da dimensão que Murilo representava após receber inúmeras mensagens de pessoas que o conheceram. “Meu menino, nunca pensei que você sairia nas páginas de notícias dessa forma, mas Deus tem um propósito na vida de cada um de nós. Você cumpriu sua missão aqui na Terra com muito louvor e honra”, declarou Rosângela.

A mãe acrescentou que, depois da morte do filho, tomou a certeza de que criou um ser humano “incrível” para o mundo. “Você (Murilo Lopes Santos) foi como voluntário mesmo sabendo de todos os riscos para defender e ajudar uma outra nação que estava sofrendo. Isso mostra a grandeza da pessoa que você era”, concluiu a mulher.

Procurado pelo site IstoÉ, o Itamaraty declarou que a Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, permanece à disposição para prestar assistência consular aos familiares do brasileiro.