Brasileiro ‘Pacificado’ ganha prêmio principal do Festival de San Sebastián

Brasileiro 'Pacificado' ganha prêmio principal do Festival de San Sebastián

Com um relato potente rodado em uma favela do Rio de Janeiro, o filme “Pacificado” fez história neste sábado, ao se tornar a primeira produção brasileira a levar a Concha de Ouro de melhor filme no Festival de San Sebastián.

Dirigido pelo americano Paxton Winters e produzido por seu compatriota Darren Aronofsky, o filme foi o grande vencedor da noite, ao conquistar também outros dois prêmios: o de melhor ator, para o protagonista Bukassa Kabengele, e o de melhor fotografia, para Laura Merians.

Favorito do júri, presidido pelo cineasta irlandês Neil Jordan, o filme mostra a disputa pelo poder dentro de um grupo criminoso em uma favela carioca, mas o conflito é um pretexto para humanizar aquela comunidade, ao ressaltar as relações entre seus moradores.

O filme foi rodado no Morro dos Prazeres, onde mora Paxton Winters, em condições complicadas devido aos tiroteios e operações policiais. Ao receber o troféu, o diretor agradeceu aos moradores da favela, que lhe ensinaram “o que é uma verdadeira comunidade, e que fizeram o filme para nós”.

“Decidi ser uma voz, a voz de tantos que não têm oportunidades”, disse o protagonista Bukassa Kabengele em mensagem lida na cerimônia de encerramento por sua colega de elenco Débora Nascimento.

Kabengele, nascido na Bélgica e naturalizado brasileiro, interpreta “Jaca”, que, após passar 14 anos na prisão, retorna a uma favela pacificada por ocasião dos Jogos Olímpicos de 2016. Em seu retorno à liberdade, terá que recompor a relação com a filha “Tati”, 13.

“Pacificado”, competia na Seção Oficial contra 15 produções de diversos países, entre eles Espanha, México e Alemanha.