Brasileiro disputará categoria de melhor fotografia no Oscar 2026

SÃO PAULO, 22 JAN (ANSA) – Além das quatro indicações do filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o Brasil terá mais um representante na disputa pela Oscar 2026.   

Trata-se do diretor de fotografia Adolpho Veloso, indicado na categoria melhor fotografia por seu trabalho no filme “Sonhos de Trem”, cuja direção é feita por Clint Bentley.   

Estrelado por Joel Edgerton, o longa retrata a história de um homem comum, um lenhador que ajudou a construir pontes e ferrovias nos Estados Unidos no início do século 20.   

A história avança a partir do encontro com uma jovem que muda radicalmente o rumo de sua vida, dando origem a uma família. Com o passar do tempo, porém, a trama é marcada por reviravoltas provocadas pelas mudanças sociais e tecnológicas do período.   

“Sonhos de Trem” disputará a categoria melhor fotografia contra “Frankestein”, “Marty Supreme”, “Uma Batalha Após A Outra” e “Pecadores”.   

O diretor de fotografia brasileiro ganhou destaque internacional pelo seu trabalho em Bentley, especialmente por ter realizado 99% das cenas utilizando apenas luz natural em locações no noroeste dos Estados Unidos.   

Ao longo de sua carreira, Veloso já havia trabalhado com Bentley em Jockey (2021) e conquistou pelo filme o prêmio de Melhor Direção de Fotografia da Los Angeles Film Critics Association (LAFCA) em 2025 e o Critics’ Choice Awards em 2026.   

A cerimônia do Oscar ocorrerá no dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e contará com o comediante Conan O’Brien como apresentador. (ANSA).