Gustavo Saldanha, de 8 anos, é o mais novo membro da Mensa International, clube internacional para pessoas com quociente de inteligência (QI) alto. O garoto toca sete instrumentos musicais, sabe praticamente todas as músicas dos Beatles e tem facilidade com tecnologia. As informações são do G1.
Ele ainda cursa o ensino fundamental em uma escola particular de São Paulo. Porém, já recebeu oferta de bolsa de estudos na Logos University (Unilogos), nos Estados Unidos.
Segundo a mãe de Gustavo, Luciane Saldanha, ela nunca desconfiou da excepcionalidade do filho. “A gente só percebia que ele era mais inquieto e curioso. Na brinquedoteca, queria mexer na TV ou no interfone. Tinha interesses diferentes, mas nada que, para a família, fosse sinal de inteligência superior”, disse a mãe ao G1.
Com a pandemia e a interrupção das aulas presenciais, Gustavo aproveitou a oportunidade para descobrir coisas novas e se apaixonou pela tecnologia.
Luciana conta que em pouco tempo o garoto ficou encantado com as reuniões via Zoom e Google Meet. “Começou até a mexer nos sistemas operacionais e a transformar Windows em Mac”.
Com isso, os pais resolveram buscar apoio em um centro para crianças com desenvolvimento intelectual acelerado em São Paulo. Gustavo foi submetido ao Wais III (uma das avaliações de inteligência mais conceituadas do mundo), e alcançou 99 percentual de acertos.
A recomendação para inscrever o garoto na Mensa International veio do neurocientista Fabiano Abreu. Já que a Mensa Brasil não aceita crianças.
O neurologista continua a auxiliar a família e presta consultoria para que Gustavo consiga uma bolsa de estudos em outro país.