O Comitê Executivo da Interpol indicou o delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza para ser o próximo Secretário-Geral da instituição, com mandato entre 2025 e 2023.

Na eleição, realizada em Lyon, na França, o delegado recebeu oito votos e o britânico Stephen Kavanagh, apenas três. Também participaram da disputa Mubita Nawa, da Zâmbia, e Faisal Shahkar, do Paquistão, mas não receberam votos.

A indicação de Valdecy deve ser confirmada em novembro de 2024. Se for aceito, ele será o primeiro brasileiro a comandar a instituição. A Interpol é a maior organização policial do mundo, com 196 países membros.

Quem é Valdecy?

O delegado Valdecy Urquiza é um dos três vice-presidentes da Interpol, junto ao belga Peter de Buysscher e o nigeriano Garba Baba Umar.

À Reuters, Urquiza disse, em fevereiro deste ano, que a Interpol deveria eleger um novo secretário-geral de uma nação em desenvolvimento, pois assim iria diversificar e aumentar sua legitimidade em um mundo cada vez mais polarizado.

Além disso, afirmou que pretende aumentar a participação feminina nos cargos de comando da instituição, visto que naquele mês as mulheres eram apenas 43% das representantes, mas não chegavam a 10% em postos do alto escalão. 

Valdecy é diretor de cooperação internacional da Polícia Federal e, desde 2021, atua como vice-presidente para as américas do Comitê Executivo da Interpol.