Medalhista nas últimas duas Olimpíadas, a judoca Mayra Aguiar chega a Tóquio com a esperança de chegar ao pódio mais uma vez. Aos 29 anos, a brasileira vem tendo uma carreira muito consistente, e se encontra entre as melhores do mundo na categoria até 78kg desde 2010.

+ Douglas Luiz e Richarlison se juntam à Seleção Olímpica na Sérvia

+ Os cinco maiores tombos dos Jogos Olímpicos

+ Ginasta campeão olímpico é suspenso por doping e está fora da Olimpíada

Medalhista de prata no Pan com apenas 15 anos

Mayra Aguiar deu a primeira mostra do seu enorme potencial nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Com apenas 16 anos, a judoca foi medalhista de prata, perdendo apenas para a americana Ronda Rousey. Mayra participou do Pan em outras três oportunidades, conquistando uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Currículo invejável em Campeonatos Mundiais

A judoca brasileira foi campeã mundial em 2014 e em 2017. Além disso, ela ainda soma duas medalhas de prata e três de bronze. Mayra Aguiar só não chegou ao pódio em dois dos últimos nove mundiais disputados. A judoca também conta com seis medalhas de ouro e três de prata no Campeonato Pan-Americano de Judô.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Perspectiva para os Jogos

A brasileira teve um ótimo 2019, mas acabou sofrendo uma grave lesão no joelho em 2020 e teve que passar por uma operação delicada. Mayra já não havia competido ano passado por conta da pandemia e, com a cirurgia, chegou a ficar mais de 16 meses sem lutar.

Seu retorno ocorreu no Campeonato Mundial, realizado no início de junho deste ano. O resultado, no entanto, não foi animador. A judoca, sem ritmo de competição, acabou eliminada na 2° fase. Apesar do rendimento abaixo do esperado, ainda há tempo para a judoca se recuperar fisicamente e lutar pelo pódio em Tóquio.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias