Athletico-PR e América-MG não esperaram nem mesmo algumas rodadas para trocar de técnico no Brasileirão 2022. Bastou o primeiro tropeço das equipes para os dirigentes optarem pela solução mais fácil e trocar o comando técnico. Com isso, o Campeonato Brasileiro deste ano já entra para história com o novo recorde de treinadores demitidos na primeira rodada na era dos pontos corridos.

Após a derrota por 1 a 0 para o Avaí, fora de casa, a diretoria do coelho decidiu mandar o técnico Marquinhos Santos embora. O mesmo aconteceu com Alberto Valentim no Athletico-PR depois da goleada sofrida para o São Paulo por 4 a 0 no Morumbi.

Desde que o nacional começou a ser disputado no formato de pontos os corridos, outros técnicos também tinham caído na primeira rodada, mas nunca mais de um. O curioso é que Alberto Valentim já tinha sido demitido na primeira rodada de um Brasileirão, foi no ano passado pelo Cuiabá.

Apesar do título da Copa Sul-Americana no último ano, os números de Valentim no comando do furacão não foram nada animadores. Ao todo, o treinador comandou o Athletico-PR por 30 partidas, com oito vitórias, 10 empates e 12 derrotas, o que gerou um aproveitamento de 37,7%.

Já Marquinhos Santos teve um aproveitamento de 51,2% ao comandar o América-MG em 26 partidas, com 11 vitórias, 7 empates e 8 derrotas. Vale lembrar que o técnico foi um dos responsáveis pela classificação inédita do time mineiro para a fase grupos da Copa Libertadores.