Brasileira trans é detida de forma violenta por agentes não identificados nos EUA

Brasileira trans é detida de forma violenta por agentes não identificados nos EUA

Alice Barbosa, uma brasileira de 28 anos e mulher transexual, foi presa nos Estados Unidos por agentes não identificados. Vídeos publicados em rede social mostram uma abordagem violenta. Segundo informações do jornal O Globo, Barbosa reside nos Estados Unidos há mais de cinco anos.

+Pessoas trans recebem 20% menos que trabalhadores cis que exercem mesma função

+Medo da polícia anti-imigração muda rotina de brasileiros nos EUA

Amiga da brasileira presa, Stefany Ramos relatou ao jornal que os agentes, à paisana, aproximaram-se do carro em que as duas estavam e se identificaram apenas com distintivos. Eles então “forçaram o vidro do carro, abriram a porta de maneira agressiva, a algemaram e a empurraram para o veículo deles. Durante toda a abordagem, trataram-na de forma desrespeitosa, referindo-se a ela como homem, negando sua identidade de gênero e ignorando sua dignidade. Nenhuma documentação ou esclarecimento formal foi fornecido no momento da prisão”, disse.

Frame de vídeo da prisão de Alice Barbosa, brasileira trans levada nos Estados Unidos

Frame de vídeo da prisão de Alice Barbosa – Reprodução/Reddit

Preocupadas com a possibilidade de Alice ser transferida para uma unidade prisional masculina, as amigas expressaram seu repúdio à detenção. Em seu relato, Stefany Ramos reiterou a denúncia de tratamento transfóbico: “Denunciamos o tratamento violento, arbitrário e transfóbico sofrido por Alice Barbosa. Reiteramos que ela deve ser tratada com respeito, humanidade e reconhecimento de sua identidade de gênero, conforme garantem os direitos humanos universais e as leis americanas de proteção às pessoas LGBTQ+”.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) foi procurado pela IstoÉ, mas não se manifestou até a publicação da matéria.