A brasileira Mary Hellen Coelho da Silva, que foi presa na Tailândia em fevereiro deste ano por tráfico internacional de drogas, será avisada da morte de sua mãe na segunda-feira (18), de acordo com sua defesa. As informações são do g1.

A confirmação foi feita nesta sexta (15), pela advogada de Mary Hellen, Kaelly Cavoli Moreira. A mãe da brasileira, Thelma Coelho, lutava contra um câncer e morreu na última quarta (13).

“Conseguimos contato com o agente consular na Embaixada de Bangkok e ele nos informou que na segunda-feira dará a notícia para a Mary Hellen”, disse a advogada.

Ainda de acordo com o g1, o advogado Telêmaco Marrace, que também defende Mary, tentava contato direto na prisão Samut Prakan, onde ela está presa. Segundo ele, não foi possível transmitir a informação da morte de Thelma para sua filha por falta de um tradutor ou de alguém que soubesse falar inglês naquele momento, ao telefone.

“Infelizmente não encontrei ninguém que fosse fluente na língua inglesa e me atenderam no idioma tailandês”, disse o advogado, que buscou ajuda com a Embaixada do Brasil em Bangkok.

Relembre o caso

Mary Hellen e um amigo de 27 anos chegaram à capital tailandesa em voo procedente de Curitiba (PR). Um jovem de 24 anos desembarcou horas depois, em outro voo vindo da capital paranaense.

Funcionários do raio-X do aeroporto desconfiaram do conteúdo das malas e as levaram para revista. A bagagem de Mary Hellen e de seu amigo tinham 9 quilos em um compartimento oculto. Já o outro rapaz levava 6,5 quilos em duas malas.

No total, os três brasileiros estavam com 15,5 quilos de cocaína nas bagagens. Os três foram detidos e, depois, levados para um presídio de Bangkok.

A família de Mary Hellen soube da prisão porque a jovem enviou um áudio por um aplicativo de mensagens pedindo ajuda. Conforme a irmã, Mariana Coelho, de 24 anos, os familiares não sabiam do envolvimento da jovem com o tráfico de drogas.

Segundo ela, depois que conseguiu emprego em uma churrascaria distante de casa, Mary Hellen passou a morar sozinha. A jovem, que nasceu no Rio de Janeiro, morava com a mãe e quatro irmãos para Pouso Alegre (MG).