Quem é a brasileira que leu oração durante missa de abertura de conclave

Reprodução / Vattican News
A jornalistas Andressa Collet Foto: Reprodução / Vattican News

SÃO PAULO, 7 MAI (ANSA) – A jornalista brasileira Andressa Collet foi a responsável pela leitura em português da Oração Universal, conhecida como Oração dos Fiéis ou Preces, durante a missa “Pro Eligendo Romano Pontifice”, que antecede as votações do primeiro dia do conclave que definirá o sucessor do papa Francisco.

“O Senhor guie todos os homens na edificação do bem e da justiça, da solidariedade e da concórdia”, leu ela na cerimônia presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, na manhã desta quarta-feira (7).

Natural de Erechim, no Rio Grande do Sul, a jornalista mora na Itália há mais de 10 anos, junto com seu marido e filhos, e é especializada em assuntos religiosos na Santa Sé. Ela colabora com o Vatican News.

Collet ganhou destaque ao compartilhar sua rotina para a imprensa brasileira durante a pandemia de Covid-19, além de relatar os bastidores do Vaticano e mensagens sobre espiritualidade em suas redes sociais.

No ano passado, a brasileira chegou a se reunir com o papa Francisco, falecido aos 88 anos no último dia 21 de abril, no Vaticano, e foi responsável por carregar a bandeira de sua nação. “O Papa deu essa abertura extraordinária para as mulheres. Eu, como mãe, me sinto muito mais ligada nele, nestes termos, por ter dado esse passo maior”, compartilhou ela em uma mensagem, segundo o portal G1. (ANSA).