Uma das brasileiras classificadas para os Jogos de Inverno em Pequim, Bruna Moura sofreu um acidente de carro nesta quinta-feira (27) e está fora da Olimpíada. O acidente teria sido causado por uma ultrapassagem perigosa feita pelo motorista e colisão com um caminhão, conforme relato da atleta.
No acidente, Bruna fraturou o pé, braço, três costelas e o ombro esquerdo, enquanto o condutor do veículo em que ela estava morreu na hora. A brasileira foi socorrida e levada para um hospital de Lozano, na Itália. Moura estava na Áustria, onde garantiu vaga para Pequim, mas testou positivo para Covid-19 e teve de cumprir quarentena no país.
Nesta quinta, Bruna seguia para o aeroporto de Munique, na Alemanha, e acabou sofrendo o acidente nas proximidades da cidade de Obervintl, na Itália.
“Eu estava sentada no banco de trás e com o cinto de segurança, os médicos falaram que foi isso que me salvou. Eu não vou para as Olimpíadas de Inverno dessa vez, mas eu estou viva”, relatou a atleta.
Além dos esportes de inverno, a brasileira de Guaraguatatuba, no litoral paulista, também foi bicampeã brasileira de mountain bike. Em Pequim, Bruna tinha garantido vaga para competir no esqui cross-country.
Por conta do acidente, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) emitiu uma nota lamentando o triste episódio com Bruna. Além disso, em parceria com o CBDN, a entidade decidiu chamar Eduarda Ribera para representar o Brasil nos Jogos de Inverno que estão agendados para acontecer entre os dias 4 e 20 de fevereiro.
Confira a nota oficial do Comitê Olímpico Brasileiro:
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informa que Bruna Moura, convocada para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Pequim 2022, no esqui cross-country, sofreu um acidente automobilístico próximo à cidade de Obervintl, na Itália. A atleta seguia para a Alemanha, após um período de treinos na Áustria, onde faria os testes RT-PCR exigidos para entrada na China.
Bruna sofreu fraturas na ulna (osso do antebraço) e nos pés e se encontra hospitalizada. O COB e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) estão prestando todo o suporte à atleta.
Com a impossibilidade do embarque imediato para Pequim, COB e CBDN convocaram para o seu lugar a atleta Eduarda Ribera, terceira colocada entre as atletas que disputaram as duas vagas femininas do Brasil na modalidade. Duda já vinha cumprindo os protocolos exigidos pelo Comitê Organizador e deve embarcar para a China nesta sexta, 28.