A surfista brasileira Nicole Pacelli está com motivos de sobra para comemorar. Após conquistar a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, na categoria stand up paddle (SUP), ela revelou através do Instagram que está grávida de três meses de seu primeiro filho, fruto da união com o também surfista Lapo Coutinho.

Em entrevista exclusiva à WH, Nicole contou que descobriu a gestação cerca de 20 dias antes de competir. “Fiquei com medo, porque não sabia como ia ser. Estava um pouco indisposta no início da gestação. Conversei com a minha médica e ela me falou que estava tudo bem. Eu surfo todos os dias da minha vida, né? Então meu corpo está mais do que acostumado.”

O jeito para driblar o mal-estar e a insegurança, segundo ela, foi manter o foco. “Fiquei muito empolgada desde que soube que o stand up estaria nos Jogos. Fiz de tudo para participar, porque ia ser uma edição histórica – a primeira vez do meu esporte no ciclo olímpico”, disse.

Leia mais

Mulher descobre gravidez na hora de dar à luz: “não sabia até ver a cabeça”
Pesquisa descobre o melhor alimento para uma gravidez saudável

“Eu estava pensando muito naquilo. Antes, sentia um pouco de cansaço, muito sono… E durante os jogos não senti nada. [A gravidez] me deu força para conseguir um bom resultado. Sabia que era um dos meus objetivos ganhar uma medalha nos Pan-Americanos e fui acreditando nisso, me sentindo muito bem e no final tudo deu certo. Foi um desafio, mas eu adorei.”

Exemplo para outras mulheres

Sabemos que a gravidez não é nenhum empecilho para seguirmos com nossas funções – exceto em casos com orientação médica. Contudo, se tornar medalhista de uma competição de alcance mundial em meio a uma gestação é algo que pode ser destacado como exemplo e inspiração para outras mulheres.

“Essa conquista é algo que transcende o esporte”, avalia Nicole. “Mostra que, quando engravidamos, não precisamos parar ou deixar de lado nossos sonhos e metas. E acho que isso só nos dá mais força. Podemos, sim, continuar fazendo tudo o que já fazíamos antes. […] Claro que mais para frente temos que dar um tempinho, mas os objetivos e conquistas sempre continuam lá. Mesmo me sentindo indisposta no começo, coloquei na minha cabeça que tinha me preparado a carreira inteira para aquele momento e tudo deu certo. Então podemos continuar lutando por nosso espaço.”