O Brasil voltou a subir no lugar mais alto do pódio no boxe dos Jogos Pan-Americanos após 12 anos. Beatriz Ferreira conquistou a medalha de ouro na categoria leve (até 60kg), ao derrotar a argentina Daiana Sanchez. O último campeão pan-americano foi Pedro Lima, no Rio-2007.

Com várias conquistas internacionais, Bia mostrou força e concentração desde o primeiro round. Ganhou os dois primeiros assaltos com certa facilidade e, no último, administrou a vantagem. Os cinco jurados foram unânimes ao apontar a vitória: 30 a 27. O boxe conquistou seis medalhas em Lima: uma de ouro, três de prata e duas de bronze.

No masculino, Herbert da Conceição teve uma boa atuação contra o cubano Arlen López, atual campeão olímpico e mundial na categoria dos médios (até 75kg), mas acabou derrotado por pontos.

A luta foi equilibrada durante os nove minutos dos três rounds disputados, mas o canhoto boxeador de Cuba apresentou maior precisão nos golpes, principalmente nos cruzados de esquerda.

Na busca de atrapalhar o desempenho do adversário, Herbert, que é destro, chegou a troca de guarda para canhoto. No terceiro assalto, o brasileiro foi à lona, por causa de um desequilíbrio, o que não rendeu pontuação para o lutador caribenho. No minuto final da luta, os boxeadores trocaram golpes, mas não conseguiram atingir o rival de forma contundente.

López venceu de forma unânime. Quatro jurados marcaram 30 a 27, com o cubano vencedor em todos os rounds. Outro anotou um round para o brasileiro (29 a 28 para o pugilista de Cuba).

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

HANDEBOL – A seleção brasileira masculina de handebol venceu Porto Rico, por 35 a 26, e se classificou para a semifinal em primeiro lugar no Grupo B. No domingo, a equipe vai encarar o Chile pela briga por um lugar na final da competição. O Brasil, que busca o tetracampeonato pan-americano e a vaga olímpica, mantém os 100% de aproveitamento, pois havia vencido anteriormente o México (33 a 23) e o Peru (40 a 16).


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias