A delegação brasileira para os Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022 está fechada. Nesta quinta-feira (13), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) divulgaram a lista de convocados para a Paralimpíada que está agendada para acontecer entre os dias 4 e 13 de março deste ano.

O Brasil será representado por seis atletas: Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Cruz Rocha, Robelson Moreira Lula e Wesley dos Santos, pelo esqui cross-country, e André Barbieri, pelo snowboard.

A 50 dias dos Jogos, os atletas brasileiros vivem a expectativa de estar em Pequim e viver o ambiente paralímpico com os principais competidores do mundo.

“Estou muito feliz com a oportunidade de representar mais uma vez o meu país nos Jogos Paralímpicos de Inverno. Será a minha segunda participação no evento e eu conto com a torcida de todos”, disse Aline Rocha.

“Eu e a minha família estamos muito contentes com essa convocação. Treinei por quatro anos para esse momento, para essa grande conquista [a convocação]. É uma bênção. Espero chegar aos Jogos, mostrar tudo o que treinei e conseguir bons resultados. Esse é o objetivo de todos os atletas”, ressaltou Guilherme Cruz Rocha.

Essa será apenas a terceira vez que o Brasil envia representantes para os Jogos Paralímpicos de Inverno. A primeira participação foi em Sochi, na Rússia, em 2014. André Cinta, no snowboard, e Fernando Aranha, no esqui cross-crountry, conquistaram o 15º lugar e 21º lugar nas provas de 15km e 10km, respectivamente.

Outras modalidades em que o Brasil não terá representantes são o esqui alpino, biatlo, hóquei no gelo e curling em cadeira de rodas.