Brasil tem 404 mil Enzos e 193 mil Valentinas, mostra IBGE; saiba consultar nomes

IBGE divulgou os nomes e sobrenomes organizados por gênero, período de nascimento e letra inicial

Freepik
São 404 mil Enzos e 193 mil Valentinas no Brasil atualmente Foto: Freepik

O Brasil tem hoje, mais de 404 mil Enzos e mais de 193 mil Valentinas. Isso é o que mostra o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que divulgou, na última terça-feira, dia 4, o site Nomes do Brasil. A ferramenta permite saber o número total de pessoas registradas com o mesmo nome ou sobrenome, a concentração de registros por localidade, além da popularidade de cada nome e sobrenome por década.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A CONSULTA

A ferramenta do IBGE informa o cálculo da idade mediana para cada um dos nomes próprios (indicador que divide o grupo entre os 50% mais jovens e os 50% mais velhos) e também permite descobrir rankings de nomes e sobrenomes por localidade.

+ Quantas pessoas com nome igual ao seu tem no Brasil? Veja como consultar site do IBGE

O site Nomes do Brasil foi lançada junto com a segunda edição do levantamento de nomes mais frequentes no Brasil, atualizados pelo Censo Demográfico 2022. A novidade deste Nomes no Brasil é a inclusão dos sobrenomes. Entre os mais de 140 mil nomes próprios contabilizados; Maria e José mantiveram a hegemonia no topo do ranking, já apontada pelo Nomes no Brasil do Censo Demográfico 2010. Entre os sobrenomes, Silva e Oliveira lideram os registros.

Outra novidade do site é o Nomes no Mundo, em que é possível navegar pelo mapa e descobrir os nomes e sobrenomes mais comuns nos respectivos países. É possível, por exemplo, selecionar a China para ver que o sobrenome mais comum do país, Wang, é utilizado por 1.513 pessoas no Brasil. Ou ainda, visitar a Bolívia e descobrir que os nomes próprios mais comuns do país são Juan e Juana: ao lado dos dados, o site informa também a quantidade de registros desses nomes no Brasil; 67.908 e 3.113 registros, respectivamente.