RIO DE JANEIRO, 19 JUL (ANSA) – O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil suspendeu preventivamente nesta sexta-feira (19) as exportações de carnes de aves e seus produtos para mais de 40 países ao redor do mundo.
A medida do governo foi adotada após a confirmação de um foco da doença de Newcastle (DNC) em um estabelecimento de produção avícola comercial em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul.
“As suspensões estão relacionadas a área ou região com impedimento de certificação, que varia desde a suspensão por pelo menos 21 dias para todo território nacional ou até mesmo a restrição circunscrita a um raio de 50 quilômetros do foco identificado”, informou a pasta.
A suspensão das exportações para China, Argentina, Peru e México vale para todo o Brasil. O Rio Grande do Sul, terceiro maior exportador de carne de frango do país, ficará impedido de enviar produtos para dezenas de nações, além da União Europeia.
A DNC, uma das doenças virais mais temidas que afeta aves domésticas e silvestres, matou cerca de sete mil animais em uma pequena propriedade no RS.
Os últimos casos da doença de Newcastle em território nacional haviam sido registrados em 2006 nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. (ANSA).