Brasil sob alerta de temporais; litoral de SP tem risco de deslizamento

Calor e baixa pressão favorecem formação de nuvens carregadas; Inpe aponta instabilidade entre Centro-Oeste e Sudeste

Chuva
Chuva Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A previsão do tempo desta segunda-feira, 23, indica que o dia começa com sol e sensação de abafamento em diversas regiões do Brasil, mas o cenário pode mudar ao longo do dia. Há risco de temporais em grande parte do País, com possibilidade de chuva forte, rajadas de vento, descargas elétricas, alagamentos e queda de granizo.

De acordo com o Climatempo, áreas do Centro-Oeste, Sudeste, parte do Norte e do Nordeste estão em nível de perigo para tempestades para esta segunda.

Previsão de chuva em capitais

A previsão aponta acumulados significativos em diversas capitais brasileiras:

  • Manaus: mínima de 23°C e máxima de 30°C, com até 40 mm de chuva;
  • Campo Grande: 21°C a 30°C, com 30 mm;
  • Brasília: 18°C a 26°C, com 25 mm;
  • João Pessoa: 25°C a 30°C, com 25 mm;
  • Natal: máxima de 32°C, com 25 mm;
  • Belém: até 40 mm;
  • Goiânia, Cuiabá, São Luís, Fortaleza, Salvador e Vitória: cerca de 30 mm.

Há possibilidade de pancadas intensas concentradas em poucas horas, o que aumenta o risco de alagamentos.

Sudeste em destaque

Os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo estão na área de risco para temporais.

Especificamente em São Paulo, a Defesa Civil mobilizou o gabinete de crise para monitorar e coordenar ações de resposta às chuvas intensas que seguem atingindo o litoral paulista.

Imagens de satélite do Inpe/CPTEC (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) indicam grande concentração de nuvens carregadas entre o Centro-Oeste e o Sudeste.

A instabilidade ocorre devido à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, combinada com o calor e a umidade elevados. Ao mesmo tempo, a circulação de ventos no oceano ajuda a manter a umidade avançando sobre o país, favorecendo a formação de temporais.