De acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, o número de casos prováveis de dengue no Brasil em 2024 chegou a 408 mil. A última atualização ocorreu na sexta-feira, 9.
Em relação às vítimas, foram confirmadas 62 mortes, enquanto outros 279 óbitos suspeitos estão sendo investigadas.
+ Rio: governo aplica repelente contra dengue em foliões, no Sambódromo
A média nacional aponta 201 casos de dengue por 100 mil habitantes. Mas, em alguns estados, esse coeficiente é bem maior. O Distrito Federal, por exemplo, registra mais de 1.700 casos por 100 mil habitantes. Na sequência proporcional de casos, aparecem Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás.
Em número absoluto, Minas Gerais lidera, com mais de 143 mil pessoas registradas com dengue, seguido por São Paulo, Distrito Federal e Paraná. Na outra ponta, com menos casos, aparecem dois estados do Nordeste: Piauí e Paraíba. As mulheres são as mais afetadas, com 55% dos registros, contra 45% dos homens.
O número de mortes, 62, praticamente não aumentou comparando as primeiras cinco semanas deste ano com o mesmo período do ano passado, quando a dengue matou 61 pessoas. Já o número de casos graves mais do que triplicou. Nas cinco semanas deste ano, foram quase 4.600 casos, contra 1.355 registros, no mesmo período, em 2023.
Com informações de Estadão Conteúdo e Agência Brasil*