Brasil tem 4,3 mil nomes usados por apenas 20 pessoas, segundo o IBGE

IBGE divulgou os nomes e sobrenomes organizados por gênero, período de nascimento e letra inicial

Rovena Rosa/Agência Brasil
IBGE lançou ferramenta para consultar nomes Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na terça-feira, 4, o site Nomes do Brasil, que permite saber o número total de pessoas registradas com o mesmo nome ou sobrenome, a concentração de registros por localidade, além da popularidade de cada nome e sobrenome por década. Segundo o IBGE, 4.309 nomes são usados por apenas 20 pessoas no País. Nomes ainda mais raros no Brasil, usados por menos de 20 pessoas, não foram divulgados por questões de sigilo estatístico.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A CONSULTA

Os nomes usados por apenas 20 pessoas aparecem a partir da página 4140 do ranking de primeiros nomes, com todos estando na posição 124180º. Os 4.309 nomes foram ordenados de Z a A, começando por Zuraia e terminando em Abao. A ferramenta do IBGE informa o cálculo da idade mediana para os nomes próprios (indicador que divide o grupo entre os 50% mais jovens e os 50% mais velhos) e também permite descobrir rankings de nomes e sobrenomes por localidade.

+ Quantas pessoas com nome igual ao seu tem no Brasil? Veja como consultar site do IBGE

O site Nomes do Brasil foi lançada com a segunda edição do levantamento de nomes mais frequentes no Brasil, atualizados pelo Censo Demográfico 2022. A novidade deste Nomes no Brasil é a inclusão dos sobrenomes. Entre os mais de 140 mil nomes próprios contabilizados; Maria e José mantiveram a hegemonia no topo do ranking, já apontada pelo Nomes no Brasil do Censo Demográfico 2010. Entre os sobrenomes, Silva e Santos lideram os registros.

Outra novidade do site é o Nomes no Mundo, em que é possível navegar pelo mapa e descobrir os nomes e sobrenomes mais comuns nos respectivos países. É possível, por exemplo, selecionar a China para ver que o sobrenome mais comum do país, Wang, é utilizado por 1.513 pessoas no Brasil. Ou ainda, visitar a Bolívia e descobrir que os nomes próprios mais comuns do país são Juan e Juana: ao lado dos dados, o site informa também a quantidade de registros desses nomes no Brasil; 67.908 e 3.113 registros, respectivamente.