‘Brasil não será mero exportador de minerais críticos’, diz Lula

(ANSA) – BRASILIA, 24 NOV – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enviou nesta segunda-feira (24) um recado ao governo americano após afirmar que o Brasil não será um mero exportador de minerais críticos.   

O mandatário declarou que os países interessados nesses recursos minerais, como é o caso dos Estados Unidos, terão de desenvolver indústrias dentro do território brasileiro.   

“Nós não vamos ser exportadores dos minerais críticos. Se quiser, vai ter que industrializar no nosso pais para que o nosso pais possa ganhar esse dinheiro”, destacou.   

A exploração dos minerais brasileiros foi um assunto apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na mesa de negociações com o Brasil, no marco do levantamento parcial das tarifas às exportações do gigante sul-americano.   

“É urgente que cada país seja capaz de definir o modelo de exploração de suas riquezas, de forma soberana. Ou nós aproveitamos essas riquezas, ou vamos ver os países de sempre cavarem buracos e levarem nossos mineiros”, acrescentou.   

Lula fez as declarações em Maputo, em Moçambique, durante uma cerimônia oficial ao lado do presidente da nação africana, Daniel Chapo.   

O líder sul-americano elogiou os países da África por terem se adaptado ao livre comércio e questionou aqueles, em aparente indireta aos Estados Unidos, que optaram por fechar suas economias.   

Por fim, ele pediu para que empresários brasileiros aumentem seus investimentos em mineração, infraestrutura e alimentos no Moçambique, país ao qual chegou no último domingo após uma visita na África do Sul. (ANSA).