O Brasil conquistou a medalha de ouro no revezamento 4x100m medley misto da natação dos Jogos Pan-Americanos de Lima depois que os Estados Unidos foram desclassificados.

O quarteto americano fez um tempo de 3 minutos 42.96 segundos na piscina do Centro Aquático de la Videna, na capital peruana, mas minutos depois foi anunciada a desclassificação.

Brasil herdou a medalha dourada depois de chegar com um tempo de 3:48.61 minutos.

“Estávamos esperando para ir à cerimônia de premiação e do nada ouvimos que haviam desclassificado os Estados Unidos. Foi uma surpresa para a gente”, disse João Gomes, que competiu na final desta prova junto com Guilherme Guido, João Gomes, Giovanna Tomanik e Larissa Martins.

“Foi também uma emoção muito grande”, acrescentou Gomes, que somou seu segundo ouro em Lima-2019 depois de ter sido campeão dos 100 metros peito.

O Canadá ficou com a prata e a Argentina com o bronze.

– 4x100m medley misto

Brasil (Guilherme Guido/João Gomes/Giovanna Tomanik/Larissa Martins/Jhennifer Alves/manuella Duarte/Leonardo Gomes/Vinicius Moreira) – ouro

Canadá (Javier Acevedo/James Dergousoff/Danielle Hanus/Alexia Zevnik/haley Black/Kyla Leibel) – prata

Argentina (Andrea Berrino/Julia Sebastián/Santiago Grassi/Federico Grabich/Virginia Bardach/Florencia Perotti/Lautaro Rodríguez/Roberto Strelkov) – bronze

ma-erc/aam