04/12/2024 - 9:07
O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) 2023, divulgado nesta quarta-feira, 4, mostrou que o Brasil ficou entre os piores participantes nas duas disciplinas que avaliam o desempenho dos estudantes do 4° e 8° anos do ensino fundamental.
Essa foi a primeira vez que o Brasil participou desse teste internacional. Em 2023, o levantamento contou, ao todo, com 650 mil alunos de 64 países. O TIMSS avalia a qualidade do ensino nas disciplinas de matemática e ciências.
Por meio de comunicado, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirmou que as redes privada e federal de ensino alcançaram uma média de desempenho superior à geral brasileira em todas as etapas do estudo. “As escolas localizadas na zona urbana registraram média maior do que a das escolas rurais”, completou.
O TIMSS é dividido em quatro níveis e pontos de corte: avançado (625), alto (550), intermediário (475) e baixo (400). Além disso, os critérios de proficiência são os mesmos para todos os alunos, independentemente da série escolar, visando uma comparação direta entre os desempenhos dos estudantes de diferentes países e sistemas educacionais.
Confira o ranking completo:
Matemática – 4º ano
- Cingapura – 615
- China (Taipé) – 607
- Coreia do Sul – 594
- Hong Kong – 594
- Japão – 591
- China (Macau) – 582
- Lituânia – 561
- Turquia – 553
- Inglaterra – 552
- Polônia – 546
- Irlanda – 546
- Romênia – 542
- Holanda – 537
- Letônia – 534
- Noruega – 531
- República Checa – 530
- Suécia – 530
- Bulgária – 530
- Finlândia – 529
- Austrália – 525
- Alemanha – 524
- Dinamarca – 524
- Sérvia – 523
- Bélgica – 521
- Hungria – 520
- Portugal – 517
- Estados Unidos – 517
- Chipre – 516
- Eslováquia – 515
- Eslovênia – 514
- Itália – 513
- Armênia – 513
- Albânia – 512
- Canadá – 504
- Espanha – 498
- Emirados Árabes Unidos – 498
- Geórgia – 498
- Azerbaijão – 494
- Nova Zelândia – 490
- Cazaquistão – 487
- França – 484
- Montenegro – 477
- Macedônia do Norte – 474
- Catar – 464
- Bahrein – 462
- Kosovo – 451
- Bósnia – 447
- Chile – 444
- Uzbequistão – 443
- Jordânia – 427
- Omã – 421
- Irã – 420
- Arábia Saudita – 420
- Brasil – 400
- Marrocos – 393
- Kuwait – 382
- África do Sul – 362
Matemática – 8º ano
- Cingapura – 605
- China (Taipé) – 602
- Coreia do Sul – 596
- Japão – 595
- Hong Kong – 575
- Inglaterra – 525
- Irlanda – 522
- República Checa – 518
- Suécia – 517
- Lituânia – 514
- Áustria – 512
- Austrália – 509
- Turquia – 509
- Hungria – 506
- Finlândia – 504
- Noruega – 501
- Itália – 501
- Malta – 499
- Romênia -496
- Chipre – 494
- Emirados Árabes Unidos – 489
- Estados Unidos – 488
- Israel – 487
- Azerbaijão – 479
- França – 479
- Portugal – 475
- Geórgia – 467
- Cazaquistão – 454
- Catar – 451
- Bahrein – 426
- Irã – 423
- Uzbequistão – 421
- Chile – 416
- Omã – 411
- Malásia – 411
- Kuwait – 399
- Arábia Saudita – 397
- África do Sul – 397
- Jordânia – 388
- Palestina – 382
- Brasil – 378
- Marrocos – 37
Ciências – 4º ano
- Cingapura – 607
- Coreia do Sul – 583
- China (Taipé) – 573
- Turquia – 570
- Inglaterra – 556
- Japão – 555
- Polônia – 550
- Áustria – 550
- Hong Kong – 545
- Finlândia – 542
- Lituânia – 537
- China (Taipé) – 536
- Suécia – 533
- Irlanda – 532
- Estados Unidos – 532
- Noruega – 530
- Bulgária – 530
- Romênia – 526
- República Checa – 526
- Eslovênia – 526
- Letônia – 526
- Hungria – 524
- Dinamarca – 522
- Canadá – 521
- Eslováquia – 521
- Nova Zelândia – 517
- Holanda – 517
- Alemanha – 515
- Portugal – 511
- Itália – 511
- Sérvia – 510
- Espanha – 504
- Emirados Árabes Unidos – 495
- Albânia – 491
- França – 488
- Chipre – 487
- Chile – 479
- Bahrein – 475
- Catar – 472
- Cazaquistão – 467
- Geórgia – 465
- Montenegro – 461
- Armênia – 457
- Bósnia – 448
- Macedônia do Norte – 439
- Omã – 433
- Irã – 432
- Arábia Saudita – 428
- Brasil – 425
- Azerbaijão – 422
- Jordânia – 418
- Uzbequistão – 412
- Kosovo – 403
- Marrocos – 390
- Kuwait – 373
- África do Sul – 308
Ciências – 8º ano
- Cingapura – 606
- China (Taipé) – 572
- Japão – 557
- Coreia do Sul – 545
- Inglaterra – 531
- Finlândia – 531
- Turquia – 530
- Hong Kong – 528
- República Checa – 527
- Irlanda – 525
- Hungria – 522
- Suécia – 521
- Austrália – 520
- Lituânia – 519
- Estados Unidos – 513
- Áustria – 512
- Portugal – 506
- Malta – 501
- Itália – 501
- Noruega – 488
- Emirados Árabes Unidos – 486
- França – 486
- Catar – 481
- Israel – 481
- Romênia -466
- Chipre – 464
- Omã – 456
- Chile – 455
- Bahrein – 452
- Geórgia – 448
- Cazaquistão – 443
- Malásia – 426
- Brasil – 420
- Kuwait – 420
- Arábia Saudita – 419
- Irã – 419
- Jordânia – 413
- Azerbaijão – 411
- Uzbequistão – 396
- Palestina – 393
- África do Sul – 362
- Marrocos – 327
49% dos alunos brasileiros conseguiram atingir ao menos 400 pontos, nível de desempenho de quem consegue somar e subtrair números de até três dígitos e aplicar propriedades básicas de formas geométricas.