O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) 2023, divulgado nesta quarta-feira, 4, mostrou que o Brasil ficou entre os piores participantes nas duas disciplinas que avaliam o desempenho dos estudantes do 4° e 8° anos do ensino fundamental.

Essa foi a primeira vez que o Brasil participou desse teste internacional. Em 2023, o levantamento contou, ao todo, com 650 mil alunos de 64 países. O TIMSS avalia a qualidade do ensino nas disciplinas de matemática e ciências.

Por meio de comunicado, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirmou que as redes privada e federal de ensino alcançaram uma média de desempenho superior à geral brasileira em todas as etapas do estudo. “As escolas localizadas na zona urbana registraram média maior do que a das escolas rurais”, completou.

O TIMSS é dividido em quatro níveis e pontos de corte: avançado (625), alto (550), intermediário (475) e baixo (400). Além disso, os critérios de proficiência são os mesmos para todos os alunos, independentemente da série escolar, visando uma comparação direta entre os desempenhos dos estudantes de diferentes países e sistemas educacionais.

Confira o ranking completo:

Matemática – 4º ano

  1. Cingapura – 615
  2. China (Taipé) – 607
  3. Coreia do Sul – 594
  4. Hong Kong – 594
  5. Japão – 591
  6. China (Macau) – 582
  7. Lituânia – 561
  8. Turquia – 553
  9. Inglaterra – 552
  10. Polônia – 546
  11. Irlanda – 546
  12. Romênia – 542
  13. Holanda – 537
  14. Letônia – 534
  15. Noruega – 531
  16. República Checa – 530
  17. Suécia – 530
  18. Bulgária – 530
  19. Finlândia – 529
  20. Austrália – 525
  21. Alemanha – 524
  22. Dinamarca – 524
  23. Sérvia – 523
  24. Bélgica – 521
  25. Hungria – 520
  26. Portugal – 517
  27. Estados Unidos – 517
  28. Chipre – 516
  29. Eslováquia – 515
  30. Eslovênia – 514
  31. Itália – 513
  32. Armênia – 513
  33. Albânia – 512
  34. Canadá – 504
  35. Espanha – 498
  36. Emirados Árabes Unidos – 498
  37. Geórgia – 498
  38. Azerbaijão – 494
  39. Nova Zelândia – 490
  40. Cazaquistão – 487
  41. França – 484
  42. Montenegro – 477
  43. Macedônia do Norte – 474
  44. Catar – 464
  45. Bahrein – 462
  46. Kosovo – 451
  47. Bósnia – 447
  48. Chile – 444
  49. Uzbequistão – 443
  50. Jordânia – 427
  51. Omã – 421
  52. Irã – 420
  53. Arábia Saudita – 420
  54. Brasil – 400
  55. Marrocos – 393
  56. Kuwait – 382
  57. África do Sul – 362

Matemática – 8º ano

  1. Cingapura – 605
  2. China (Taipé) – 602
  3. Coreia do Sul – 596
  4. Japão – 595
  5. Hong Kong – 575
  6. Inglaterra – 525
  7. Irlanda – 522
  8. República Checa – 518
  9. Suécia – 517
  10. Lituânia – 514
  11. Áustria – 512
  12. Austrália – 509
  13. Turquia – 509
  14. Hungria – 506
  15. Finlândia – 504
  16. Noruega – 501
  17. Itália – 501
  18. Malta – 499
  19. Romênia -496
  20. Chipre – 494
  21. Emirados Árabes Unidos – 489
  22. Estados Unidos – 488
  23. Israel – 487
  24. Azerbaijão – 479
  25. França – 479
  26. Portugal – 475
  27. Geórgia – 467
  28. Cazaquistão – 454
  29. Catar – 451
  30. Bahrein – 426
  31. Irã – 423
  32. Uzbequistão – 421
  33. Chile – 416
  34. Omã – 411
  35. Malásia – 411
  36. Kuwait – 399
  37. Arábia Saudita – 397
  38. África do Sul – 397
  39. Jordânia – 388
  40. Palestina – 382
  41. Brasil – 378
  42. Marrocos – 37

Ciências – 4º ano

  1. Cingapura – 607
  2. Coreia do Sul – 583
  3. China (Taipé) – 573
  4. Turquia – 570
  5. Inglaterra – 556
  6. Japão – 555
  7. Polônia – 550
  8. Áustria – 550
  9. Hong Kong – 545
  10. Finlândia – 542
  11. Lituânia – 537
  12. China (Taipé) – 536
  13. Suécia – 533
  14. Irlanda – 532
  15. Estados Unidos – 532
  16. Noruega – 530
  17. Bulgária – 530
  18. Romênia – 526
  19. República Checa – 526
  20. Eslovênia – 526
  21. Letônia – 526
  22. Hungria – 524
  23. Dinamarca – 522
  24. Canadá – 521
  25. Eslováquia – 521
  26. Nova Zelândia – 517
  27. Holanda – 517
  28. Alemanha – 515
  29. Portugal – 511
  30. Itália – 511
  31. Sérvia – 510
  32. Espanha – 504
  33. Emirados Árabes Unidos – 495
  34. Albânia – 491
  35. França – 488
  36. Chipre – 487
  37. Chile – 479
  38. Bahrein – 475
  39. Catar – 472
  40. Cazaquistão – 467
  41. Geórgia – 465
  42. Montenegro – 461
  43. Armênia – 457
  44. Bósnia – 448
  45. Macedônia do Norte – 439
  46. Omã – 433
  47. Irã – 432
  48. Arábia Saudita – 428
  49. Brasil – 425
  50. Azerbaijão – 422
  51. Jordânia – 418
  52. Uzbequistão – 412
  53. Kosovo – 403
  54. Marrocos – 390
  55. Kuwait – 373
  56. África do Sul – 308

Ciências – 8º ano

  1. Cingapura – 606
  2. China (Taipé) – 572
  3. Japão – 557
  4. Coreia do Sul – 545
  5. Inglaterra – 531
  6. Finlândia – 531
  7. Turquia – 530
  8. Hong Kong – 528
  9. República Checa – 527
  10. Irlanda – 525
  11. Hungria – 522
  12. Suécia – 521
  13. Austrália – 520
  14. Lituânia – 519
  15. Estados Unidos – 513
  16. Áustria – 512
  17. Portugal – 506
  18. Malta – 501
  19. Itália – 501
  20. Noruega – 488
  21. Emirados Árabes Unidos – 486
  22. França – 486
  23. Catar – 481
  24. Israel – 481
  25. Romênia -466
  26. Chipre – 464
  27. Omã – 456
  28. Chile – 455
  29. Bahrein – 452
  30. Geórgia – 448
  31. Cazaquistão – 443
  32. Malásia – 426
  33. Brasil – 420
  34. Kuwait – 420
  35. Arábia Saudita – 419
  36. Irã – 419
  37. Jordânia – 413
  38. Azerbaijão – 411
  39. Uzbequistão – 396
  40. Palestina – 393
  41. África do Sul – 362
  42. Marrocos – 327

49% dos alunos brasileiros conseguiram atingir ao menos 400 pontos, nível de desempenho de quem consegue somar e subtrair números de até três dígitos e aplicar propriedades básicas de formas geométricas.