Brasil estreia no esqui cross-country nos Jogos de Inverno com resultado histórico

Manex Silva estabeleceu o melhor resultado do País em provas individuais na modalidade

Gabriel Heusi/COB
Manex Silva competindo na prova de Sprint do Cross Country nos Jogos Olímpicos de Inverno Milao-Cortina 2026 Foto: Gabriel Heusi/COB

O Time Brasil iniciou oficialmente sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 nesta terça-feira, 10, com a disputa do sprint livre do esqui cross-country, em Tesero. Eduarda Ribera, Bruna Moura e Manex Silva representaram o país na prova, marcada pelo melhor desempenho brasileiro da história na modalidade.

+ Tudo o que você precisa saber sobre os Jogos Olímpicos de Inverno 2026

Com o tempo de 3min25s48, Manex Silva terminou na 48ª colocação e estabeleceu o melhor resultado do Brasil em provas individuais do esqui cross-country em Jogos Olímpicos, superando o 66º lugar obtido por Jaqueline Mourão em Vancouver 2010. O atleta também ficou próximo do recorde sul-americano, que segue com o argentino Francisco Jerman, 44º colocado em 1960.

“Eu estava sonhando com um resultado assim. Tenho expectativas altas, mas estou feliz porque fiz uma boa corrida, dei o meu melhor e acredito que não poderia ter ido muito além hoje. É especial conquistar o melhor resultado da história do Brasil e saber que ainda posso evoluir nos próximos anos”, afirmou Manex.

Entre as mulheres, Eduarda Ribera concluiu o percurso de 1,5 km na 72ª posição, com o tempo de 4min17s05, alcançando 226,67 pontos FIS — a melhor pontuação olímpica brasileira feminina na modalidade. Bruna Moura terminou em 74º lugar, registrando 4min22s07 e 254,53 pontos.

“Me senti muito bem na prova e estou feliz com a preparação desses últimos dias. Agradeço o carinho de todos e da minha família que está aqui”, disse Eduarda, que também destacou a evolução mental em sua segunda participação olímpica. “Estou mais forte mentalmente, e o trabalho com minha psicóloga e toda a equipe fez diferença para que eu me enxergasse melhor nestes Jogos.”