Brasil enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia na Copa do Mundo

ROMA, 5 DEZ (ANSA) – Em uma grande celebração em Washington, a Fifa sorteou nesta sexta-feira (5) os grupos da Copa do Mundo de 2026, que ocorrerá nos Estados Unidos, Canadá e México.   

Após os espetáculos iniciais, que contaram com apresentações do tenor italiano Andrea Bocelli e de um dueto formado por Robbie Williams e Nicole Scherzinger, os líderes dos três países que receberão o Mundial iniciaram o sorteio ao lado do mandatário da Fifa, Gianni Infantino.   

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do México, Claudia Sheinbaum, e o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, pegaram as bolinhas de suas respectivas nações, que foram distribuídas nos grupos A, B e D.   

Na sequência do evento, o ex-jogador de futebol americano Tom Brady sorteou o Brasil na chave C da competição, que pegará Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase do megaevento da Fifa. O grupo é muito similar ao do Mundial de 1998, quando europeus e africanos enfrentaram o sul-americano.   

Com isso, a pentacampeã do mundo, liderada pelo italiano Carlo Ancelotti, estreará em 13 de junho diante dos marroquinos, revivendo o duelo entre as duas seleções na edição de 1998, vencido pela seleção canarinho por 3 a 0, com gols de Ronaldo, Rivaldo e Bebeto. A equipe também entrará em campo nos dias 19 (Haiti) e 24 (Escócia).   

Caso avance em primeiro ou segundo lugares em sua chave, o Brasil cruzará com algum oponente do grupo F, composto por Holanda, Japão, Tunísia e uma seleção europeia vinda da repescagem (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia).   

Já em termos de localização, o time de Ancelotti jogará na costa leste dos EUA na primeira fase. O duelo de estreia será em Boston ou Nova York, a segunda partida ocorrerá em Boston ou na Filadélfia e o último será em Atlanta ou Miami. Os palcos dos confrontos serão definidos amanhã (6).   

Atual campeã do mundo, a Argentina desafiará Argélia, Áustria e Jordânia, enquanto a França, que perdeu a final de 2018, caiu no grupo I, ao lado de Senegal, Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname e Iraque) e Noruega.   

Veja os grupos da Copa do Mundo – Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte) Grupo B: Canadá, Europa A (Itália, Irlanda do Norte, Gales ou Bósnia), Catar e Suíça Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia Grupo D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo) Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador Grupo F: Holanda, Japão, Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia) e Tunísia Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai Grupo I: França, Senegal, Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname e Iraque) e Noruega Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia Grupo K: Portugal, Repescagem 1 (Congo, Jamaica ou Nova Caledônia), Uzbequistão e Colômbia Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá (ANSA).