06/12/2021 - 15:54
Com 164 medalhas conquistadas, o Brasil encerrou os Jogos Pan-Americanos de Cali 2021 como campeão da competição. Foram 59 medalhas de ouro, 49 de prata e 56 bronzes, além de 77 vagas conquistadas de forma antecipada para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023, no Chile.
“Fechamos um ciclo olímpico com os melhores resultados da nossa história, apesar de termos encarado um cenário de muitas dificuldades, e iniciamos o novo da melhor forma possível. Conseguimos apresentar a qualidade dos nossos atletas e do nosso trabalho, encerrando 2021 com chave de ouro”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley.
“Chegamos ao final dos Jogos Pan-americanos Júnior com um saldo extremamente positivo. Todos os objetivos traçados foram atingidos. Conquistamos 77 vagas para o Pan de Santiago 2023, pudemos observar e identificar jovens talentos que se destacaram e, para finalizar, não poderia faltar o mais importante: vencemos a competição”, celebrou Marco La Porta, Chefe de Missão em Cali.
O Brasil foi representado em 38 modalidades em Cali, das quais 35 houve conquista de medalha pelo Time Brasil. Outro ponto a ser destacado foi que nos Jogos de Santigo 2023, o Brasil terá atletas disputando medalha no atletismo, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, karatê, natação, patinação velocidade, skate, taekwondo, triatlo, vôlei, vôlei de praia e wrestling.
Destaque da competição, a nadadora Stephanie Balduccini saiu de Cali como a maior medalhista da competição. Aos 17 anos, a jovem atleta conquistou 7 medalhas de ouro.
“O Pan Júnior tem como propósito para o COB trabalhar com jovens em formação. Ainda que alguns tenham experiência olímpica, ainda estão em formação. Proporcionamos a eles uma experiência esportiva de alto nível, enfrentando atletas do continente em disputas equilibradas. Esse é um degrau dentro do processo de desenvolvimento dos novos valores do esporte olímpico brasileiro”, explicou o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara.
Quanto aos cuidados sanitários por conta da pandemia, o COB alega que a Missão Brasileira em Cali registrou apenas um caso positivo de Covid-19 entre os 529 integrantes, o qual não era atleta.