A seleção brasileira empatou em 3 a 3 com a atual vice-campeã mundial Holanda, neste sábado (24), em Miyagi, em partida da segunda rodada do grupo F do torneio de futebol feminino, e está a um passo da classificação matemática para as quartas de final.

Em um jogo movimentado em que as duas equipes se mostraram ofensivas, no estádio Miyagi com a presença de um público limitado, os gols do Brasil foram marcados por Debinha (9), Marta (64 de pênalti) e Ludmila, que entrou no segundo tempo (68).

Já as holandesas balançaram as redes por meio de Vivianne Miedema, que abriu o placar logo aos 3 minutos e voltou a marcar na segunda etapa (59) e Dominique Janssen na reta final (79) com um golaço de falta em que a bola entrou no ângulo.

Miedema é agora uma das artilheiras do torneio olímpico, ao lado de Barbra Banda (da Zâmbia), com seis gols.

Já Marta chegou a 13 gols marcados nas cinco edições de Olimpíadas que disputou. Ela está a apenas um de igualar o recorde olímpico de Cristiane.

“A gente sabia que seria difícil. Se a gente pensar em tudo que fez, acredito que fizemos um bom trabalho. Muita coisa precisa melhorar, principalmente o começo, contra uma equipe qualificada temos que estar sempre ligadas”, disse ela em entrevista à TV Globo.

Debinha gostou do resultado mas acredita que o Brasil poderia ter vencido. “Acho que a gente poderia sim ter saído com a vitória. A gente teve oportunidades, teve um pênalti que foi anulado. Mas é isso. É daí para cima. A gente vai enfrentar grandes seleções e agora é descansar, se preparar”, disse ela, parabenizando as holandesas por terem conseguido o empate.

Com esse resultado, holandesas e brasileiras lideram o grupo F com quatro pontos.

A Holanda está em primeiro graças a seu saldo de gols, após a incrível goleada por 10 a 3 contra Zâmbia na estreia.

Já o Brasil goleou a China por 5 a 0 na primeira rodada.

China e Zâmbia têm apenas um ponto cada, após o empate em 4 a 4 no jogo entre as duas seleções também neste sábado.

A seleção brasileira vai enfrentar as africanas na próxima terça-feira, às 8h30 (horário de Brasília), em Saitama, pela terceira rodada.

Já a Holanda joga contra a China, no mesmo horário, na cidade de Yokohama.

Nas quartas de final já estão garantidas a Grã-Bretanha, que conquistou sua segunda vitória no grupo E com uma vitória por 1 a 0 sobre o Japão, e a Suécia, que venceu a Austrália por 4 a 2 pela chave G.

A seleção dos Estados Unidos, tetracampeã mundial e olímpica, reagiu após estrear com uma derrota por 3 a 0 para a Suécia. As americanas golearam a Nova Zelândia por 6-1 em Saitama e ocupam a segunda colocação no grupo, antes da partida decisiva de terça-feira contra a Austrália, que tem chances de chegar às quartas de final.

O torneio feminino tem três grupos com quatro seleções. As duas primeiras de cada chave passam para as quartas de final, assim como as duas melhores entre as terceiras colocadas, o que abre possibilidades para praticamente todas as equipes.

— Resultados e classificações:

– Grupo E

– Sábado:

Japão – Grã Bretanha 0 – 1

Chile – Canadá 1 – 2

– Já disputado:

Japão – Canadá 1 – 1

Grã Bretanha – Chile 2 – 0

Classificação: Pts J G E P GF GC

1. Grã Bretanha 6 2 2 0 0 3 0

2. Canadá 4 2 1 1 0 3 2

3. Japão 1 2 0 1 1 1 2

4. Chile 0 2 0 0 2 1 4

– Grupo F

– Sábado:

China – Zâmbia 4 – 4

Brasil – Holanda 3 – 3

– Já disputado:

Zâmbia – Holanda 3 – 10

China – Brasil 0 – 5

Classificação: Pts J G E P GF GC

1. Holanda 4 2 1 1 0 13 6

2. Brasil 4 2 1 1 0 8 3

3. China 1 2 0 1 1 4 9

4. Zâmbia 1 2 0 1 1 7

– Grupo G

– Sábado:

Nova Zelândia – Estados Unidos 1 – 6

Suécia – Austrália 4 – 2

– Já disputado:

Austrália – Nova Zelândia 2 – 1

Suécia – Estados Unidos 3 – 0

Classificação: Pts J G E P GF GC

1. Suécia 6 2 2 0 0 7 2

2. Estados Unidos 3 2 1 0 1 6 4

3. Austrália 3 2 1 0 1 4 5

4. Nova Zelândia 0 2 0 0 2 2 8

gv/psr/aam/mr