Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o Brasil voltou a ocupar o segundo lugar no ranking de países que mais fazem cirurgias plásticas no mundo, nosso país fica atrás somente dos Estados Unidos. Mas nos anos de 2018 e 2019, os brasileiros estavam no topo da lista. Entre as cirurgias mais buscadas dentro dos consultórios brasileiros estão a lipoaspiração, seguida da prótese mamária e da rinoplastia.
De acordo com Dr. Edson Leite, otorrino especializado em rinoplastia, esses dados se refletem na técnica brasileira que se torna cada vez apurada conforme o tempo: “O Brasil é realmente um dos países que mais fazem cirurgia plásticas no mundo, isso acabou desenvolvendo as técnicas cirúrgicas também. Tem bastante gente de outros países que vem aqui buscar cirurgias aqui”.
O otorrino atende em Salvador, na Bahia, mas recebe pacientes do mundo todo em seu consultório. “A gente faz o primeiro contato por telemedicina, o paciente faz os exames pré-operatório lá na cidade dele de origem e vem para Salvador um dia antes da cirurgia já para operar”, explica o médico.
Por ser otorrino de formação e especializado em cirurgia de nariz, os pacientes que o Dr. Edson Leite mais encontra em sua jornada profissional são aqueles que buscam por rinoplastia. “Eu opero o nariz e aí eu faço a parte a parte funcional do nariz, ou seja, para paciente respirar melhor e faço também a parte estética junto”.
Entre os seus pacientes existem um perfil que mais procuram pela cirurgia. “São mais mulheres, entre 25 e 45 anos”, conta o médico. Ele também ressalta quais são as principais queixas que recebe em seu consultório. “É o nariz grande, o dorso alto, a ponta caída, paciente que tem aquele nariz bolinha e deseja refinar o nariz”, exemplifica o otorrino.
Pela rinoplastia ser uma das cirurgias mais procuradas pelos brasileiros e pelo Dr. Edson Leite ser especialista no procedimento, ele deixa um conselho para quem tem o sonho de fazer essa cirurgia.
“Procure um cirurgião que seja especialista em nariz, aquele cirurgião que só dedica o seu trabalho à rinoplastia, aquele cirurgião que faz rinoplastia com frequência e veja os resultados desse cirurgião se te agrada, se você gosta. Além disso, pesquise referências de quem já operou com esse cirurgião”, finaliza.