Brasil e Itália homenageiam herói da FAB na 2ª Guerra Mundial

SÃO PAULO, 17 NOV (ANSA) – Diversas autoridades militares e civis da Itália e do Brasil se reuniram em Livergnano, na região da Emília-Romanha, para homenagear o carioca John Richardson Cordeiro e Silva, primeiro piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) a perder a vida em combate durante a Segunda Guerra Mundial.   

A cerimônia, que reuniu dezenas de pessoas, ocorreu nas proximidades do local onde o P-47 Thunderbolt pilotado por Cordeiro caiu em novembro de 1944. Ele tinha apenas 22 anos.   

O avião de caça do brasileiro foi atingido pela artilharia antiaérea alemã durante uma missão de apoio às forças aliadas no norte da Itália.   

“Hoje homenageamos, na pessoa do jovem piloto John Richardson Cordeiro e Silva, todos aqueles que vieram do Brasil para combater na Itália em prol da liberdade e da democracia”, disse o prefeito de Pianoro, Luca Vecchiettini.   

Durante a solenidade, alunos de uma escola primária da região levaram cartas, desenhos e poesias em homenagem ao brasileiro, que tinha ascendência inglesa. (ANSA).