O Brasil não conseguiu manter a vantagem de 2 a 1 e foi eliminado na primeira rodada da Copa Davis pelo Canadá, que aproveitou o fator casa em Vancouver para virar o confronto para 3 a 2, graças à vitória decisiva de Liam Draxl sobre Gustavo Heide, por 6-3 e 6-4.
Com seu principal jogador, João Fonseca, afastado por lesão, a equipe brasileira escalou uma equipe menos experiente que, inicialmente, deu esperanças de vitória após as vitórias de Heide em simples e de Orlando Luz e Rafael Matos nas duplas.
Mas Draxl estragou os planos dos brasileiros ao garantir dois dos três pontos do Canadá, classificando a equipe para a próxima rodada, onde enfrentará o vencedor do confronto entre França e Eslováquia (atualmente empatado em 1 a 1).
Alemanha, Grã-Bretanha, Croácia, Chile e Áustria já haviam avançado para a segunda rodada.
A ‘Final 8’ da Copa Davis de 2026 será disputada em novembro em Bolonha, onde a Itália, atual tricampeã, já está classificada por ser o país anfitrião.
A equipe espanhola de Carlos Alcaraz, atual vice-campeã do torneio, lutará em setembro por uma vaga nesse torneio decisivo contra o Chile, que garantiu sua classificação ao vencer a Sérvia por um convincente 4 a 0 no sábado.
ma-raa/mvl/aam