Em busca do sexto título mundial, a Seleção Brasileira estreou contra a Sérvia, nesta quinta-feira (24), no estádio Lusail. Com domínio quase completo do Brasil, o bloqueio sérvio conseguiu segurar o empate até o início do segundo tempo, mas de tanto insistir Richarlison foi o nome do jogo com dois gols, um deles um belo voleio.

Veja também


O jogo

A Sérvia começou o jogo pressionando a defesa do Brasil, que procurou manter a posse de bola. O primeiro perigo ao gol sérvio veio com jogada pela direita com escapada de Raphinha.

Com um média de estatura alta, os sérvios buscaram o jogo aéreo. Enquanto isso, Neymar tentou surpreender o goleiro sérvio de mais de 2 metros de altura com gol olímpico em escanteio.

Depois, o Brasil voltou a chegar com chute de Casemiro no centro do gol. O lance mais perigoso veio após passe de Thiago Silva aos 27 minutos, Vinicius Jr saiu na cara do gol, mas o goleiro sérvio antecipou.

Com domínio do jogo, Paquetá e Raphinha fizeram boa troca de passes e o camisa 11 bateu para defesa do goleiro da Sérvia. Apesar de ter a posse de bola pela maior parte do tempo, a Seleção Brasileira não conseguiu transformar em gol as oportunidades e o primeiro tempo terminou sem gols.

Segundo etapa

Logo no primeiro lance, Raphinha roubou a bola e saiu frente a frente com o goleiro, mas bateu em cima do arqueiro. Os primeiros 15 minutos foram um reprise da primeira etapa: Brasil tentando furar o bloqueio sérvio. Neymar conseguiu finalizar outras duas vezes, uma de falta e após belo passe de Vinicius Jr.

Alex Sandro arriscou de fora e conseguiu acertar a trave após chute de fora da área. O ferrolho sérvio só foi quebrado por Richarlison após conferir rebote em chute de Vinicius Jr.

Aos 28 minutos, ele de novo, Richarlison recebeu cruzamento de Vinicius Jr e de voleio marcou um golaço para o Brasil. Com o 2 a 0, o técnico Tite tirou Paquetá e Vinicius Jr para entrada de Fred e Rodrygo. Autor dos dois gols, Richarlison também foi substituído por Gabriel Jesus. Sem conseguir reagir, a Sérvia ainda viu o travessão balançar com um belo chute de Casemiro. O Brasil seguiu criando as melhoras oportunidades, seja entrando pelo meio ou aproveitando a velocidade dos atacantes pelas pontas.

A estreia do Brasil foi de domínio completo, com 2 a 0 e várias chances criadas. O próximo jogo é contra Suíça, na próxima segunda-feira (28), às 13h. O único ponto negativo da partida foi Neymar, que saiu machucado e na saída de campo foi para o vestiário mancando.

AFP