BUENOS AIRES, 16 JAN (ANSA) – O Brasil encerrou formalmente a representação dos interesses argentinos na Venezuela, função que havia assumido após a expulsão dos diplomatas de Buenos Aires por ordem do governo de Nicolás Maduro em 2024.
“O encerramento formal da representação dos interesses argentinos na Venezuela pelo Brasil ocorreu em 15 de janeiro. Os motivos foram comunicados ao governo argentino, e o Brasil considera o assunto encerrado”, disse uma fonte do Ministério das Relações Exteriores à ANSA.
Embora os motivos não tenham sido publicados oficialmente, acredita?se que a decisão de Brasília foi influenciada pela irritação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com as recentes postagens e declarações polêmicas do seu homólogo argentino, Javier Milei.
Em uma entrevista recente à CNN, o líder ultraliberal acusou o petista de promover uma solução diplomática para a Venezuela com o único objetivo de “proteger os interesses políticos do socialismo do século 21” e de “evitar pagar o preço pelas aberrações cometidas” (ANSA).