SÃO PAULO, 31 JUL (ANSA) – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve nesta quarta-feira (31) a taxa Selic em 10,50% ao ano, menor nível desde fevereiro de 2022, quando estava em 9,25%.
A taxa básica de juros continuou estável pela segunda vez consecutiva após uma reunião do comitê, que decidiu de forma unânime em manter a taxa inalterada.
Em comparação com julho do ano passado, a Selic estava em 13,75% ao ano.
“O Comitê avalia que as conjunturas doméstica e internacional exigem ainda maior cautela na condução da política monetária. Em particular, os impactos inflacionários decorrentes dos movimentos das variáveis de mercado e das expectativas de inflação, caso esses se mostrem persistentes, corroboram a necessidade de maior vigilância”, explicou o Copom em um comunicado.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já cobrou muitas vezes a redução da taxa de juros, mas o BC avalia que poderá acarretar em uma alta na inflação em razão do atual momento das contas públicas.
“Temos o menor nível de desemprego, a inflação está controlada, só falta a gente reduzir a taxa de juros, que não depende só do governo, mas que a gente vai conseguir também”, declarou Lula em um evento em Mato Grosso, horas antes de o Copom confirmar o juro ainda em 10,50%. (ANSA).