ISTOÉ 2016

Brasil conquista duas vagas para o ciclismo feminino de estrada no Rio-2106


O Brasil terá apenas quatro representantes nas provas de ciclismo de estrada nos Jogos Olímpicos do Rio. Nesta quarta-feira, a União Ciclística Internacional (UCI) anunciou a divisão das 82 vagas em jogo no feminino e só duas, ambas na prova de resistência, ficaram com brasileiras. No masculino, o Brasil também só obteve duas.

As vagas foram distribuídas a partir do ranking olímpico divulgado na terça-feira. Quem acesso o ranking no site da UCI vê o Brasil apenas no 24.º lugar, o que deveria lhe dar direito a apenas uma vaga. Uma segunda, entretanto, foi dada ao país da casa. Como não ficou entre os 15 primeiros do ranking, o Brasil não terá representantes no contrarrelógio – será assim também no masculino.

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) vai usar critérios técnicos para definir as convocadas. Mas, com Uênia e Márcia Fernandes suspensas por doping, a disputa fica restrita a poucas ciclistas.

Flávia Oliveira, 60.ª do ranking mundial, é favorita a ficar com uma dessas vagas. Ela é do Rio e conhece bem o percurso que será utilizado na competição. Clemilda Fernandes, em 99.º, é a segunda melhor brasileira no ranking e disputa uma vaga com a irmã Janildes Fernandes, a 153.ª.

O Brasil deve ter a participação de dez ciclistas no Rio-2016: Henrique Avancini, Rubens Valeriano e Raiza Goulão no mountain bike e Gideoni Monteiro na prova de Omnium do ciclismo de pista, já estão convocados. Na estrada serão dois homens e duas mulheres. O ranking do BMX também já fechou e a distribuição de vagas acontecerá ainda nesta semana. Aí, Renato Rezende e Priscila Carnaval serão convocados.


+ Homem que vivia ‘casado’ com a própria filha é preso após polícia investigar agressão contra criança
+ Família de Schumacher coloca mansão à venda por R$ 400 milhões
+ Pão de Queijo: faça uma das receitas mais gostosas do Brasil



No ciclismo de estrada, o Brasil vive queda de desempenho. A Londres, em 2012, o país levou três atletas no masculino e três no feminino. Agora, só conseguiu classificar quatro. Eram três ciclistas de estradas no Time Brasil em 2008 e quatro em 2004.

Veja também

+ Receita de bolinho de costela com cachaça
+ Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS