08/10/2018 - 14:12
BRASÍLIA, (ANSA) – A presidência de turno do Grupo de Países Latino-Americanos e Caribenhos (GRULAC), ocupada por Barbados, comunicou sexta-feira (5) ao secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima a candidatura do Brasil a sede da 25ª Sessão da Conferência das Partes da UNFCCC – COP-25, a ser realizada de 11 a 22 de novembro de 2019.
Em função da praxe de rotação regional das sedes das COPs, cabe a um país da América Latina e do Caribe sediar a COP-25. Com o endosso regional, a candidatura brasileira deverá agora ser submetida à aprovação da Conferência das Partes da UNFCCC, em sua 24ª sessão, que terá lugar em Katowice, Polônia, entre 2 e 14 de dezembro de 2018.
A Conferência das Partes é o órgão máximo da Convenção e está atualmente empenhada em concluir a regulamentação do Acordo de Paris, de modo a permitir aos países signatários sua plena implementação a partir de 2020.
A realização da COP-25 no Brasil confirma o papel de liderança mundial do país em temas de desenvolvimento sustentável, em especial no que se refere à mudança do clima, e reflete o consenso da sociedade brasileira sobre a importância e a urgência de ações que contribuam no combate à mudança do clima.
Fonte: Agência Brasil (ANSA)