Brasil bate Paraguai nos pênaltis e avança na Copa América

SÃO PAULO, 27 JUN (ANSA) – Com muito sofrimento, o Brasil venceu nesta quinta-feira (27) o Paraguai nos pênaltis, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e garantiu sua vaga para as semifinais da Copa América.   

A seleção brasileira pressionou os paraguaios desde os primeiros minutos da etapa inicial. O goleiro Gatito Fernández, por sua vez, fez boas intervenções nos chutes de Everton Cebolinha e Roberto Firmino.   

Apesar de estar na defensiva, o Paraguai teve sua melhor chance na partida aos 28 minutos. O atacante Derlis González recebeu um passe de Santiago Arzamendia e chutou, mas Alisson fechou bem o canto e fez grande defesa.   

Após o susto, a seleção anfitriã continuou em busca do seu gol.   

No entanto, terminou o primeiro tempo sem conseguir balançar as redes e recebeu vaias dos torcedores presentes na Arena do Grêmio.   

Na etapa final, o Brasil criou boas chances com Arthur e Roberto Firmino. A situação dos comandados de Tite ficou melhor após a expulsão do zagueiro Fabián Balbuena.   

Com um jogador a mais em campo, o Brasil iniciou um bombardeio contra o Paraguai, que apenas se defendeu. No entanto, a seleção foi parada pela falta de pontaria de seus atacantes e por Gatito.   

O goleiro paraguaio realizou milagres nos chutes de Philippe Coutinho, Daniel Alves, Arthur e principalmente no arremate de cabeça de Alex Sandro. Quando o arqueiro não conseguiu chegar na bola, o Brasil acertou uma vez a trave e mandou as outras tentativas para fora.   

Sem ninguém balançar as redes, as duas seleções precisaram decidir novamente uma vaga para as semifinais da Copa América nos pênaltis. Na marca da cal, apesar de Firmino ter perdido uma penalidade, o goleiro Alisson defendeu a cobrança de Gustavo Gómez e viu González chutar para fora. O atacante Gabriel Jesus, por sua vez, anotou a última penalidade e garantiu a classificação do Brasil.   

Na próxima fase, o Brasil pegará o vencedor da partida entre Argentina e Venezuela. O jogo será nesta terça-feira (2), no Mineirão, em Belo Horizonte.(ANSA)