Brasil apoia plano de Trump para Gaza, diz Vieira

(ANSA) – BRASÍLIA, 01 OTT – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, manifestou nesta quarta-feira (1º) o apoio do Brasil ao plano de paz para a Faixa de Gaza apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.   

“Sem dúvida, o Brasil aplaude a iniciativa, e fazemos votos de que ela surta efeito, de que seja aceita por todas as partes”, afirmou o chanceler durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.   

Vieira acrescentou que a proposta do mandatário americano é similar à defendida pelo governo brasileiro em diversos fóruns internacionais, inclusive no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).   

“O objetivo é justamente o mesmo que nós defendemos desde o início do conflito: a libertação dos reféns, o cessar-fogo imediato, a reconstrução de Gaza e o respeito aos direitos humanos”, acrescentou o chanceler.   

O plano de Trump prevê a restituição dos reféns, a desmilitarização do Hamas, a retirada gradual das Forças de Defesa Israelenses (IDF) do enclave palestino e o envio de tropas de “estabilização” internacionais para o território.   

(ANSA).