Braathen fatura prata para o Brasil na Copa do Mundo de Esqui

ADELBODEN, 10 JAN (ANSA) – Lucas Pinheiro Braathen, esperança de um pódio inédito para o Brasil nas Olimpíadas de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, marcadas para fevereiro, conquistou neste sábado (10) mais uma medalha na Copa do Mundo de Esqui Alpino.   

O jovem de 25 anos faturou a prata no slalom gigante na etapa de Adelboden, na Suíça, com um tempo total de 2m31s72.   

Braathen foi superado apenas pelo anfitrião Marco Odermatt, que desceu a montanha com uma braçadeira preta em sinal de luto pelos 40 mortos no incêndio em um bar de Crans-Montana, nos Alpes suíços, na madrugada de 1º de janeiro.   

Odermatt marcou 2m31s23, enquanto o francês Léo Anguenot fez 2m31s91 e completou o pódio.   

Essa foi a terceira medalha do brasileiro na temporada de 2025/26 da Copa do Mundo de Esqui Alpino, juntando-se ao ouro no slalom em Levi (Finlândia), o primeiro do Brasil na competição, em novembro passado, e a prata no slalom gigante em Alta Badia (Itália), em dezembro.   

Com isso, Braathen é o terceiro colocado na classificação geral da Copa do Mundo após 17 de 38 eventos no calendário, com 408 pontos, atrás de Odermatt (855) e do austríaco Marco Schwarz (451). Ao todo, o brasileiro já faturou 120 mil euros (R$ 750 mil) em premiações na temporada.   

Nascido na Noruega e filho de mãe brasileira, o esquiador já tem oito medalhas representando o Brasil na Copa do Mundo, sendo um ouro, uma prata e dois bronzes no slalom e quatro pratas no slalom gigante ? as principais diferenças entre as duas modalidades são a distância entre os portões pelos quais os competidores precisam passar em sua descida e a amplitude das curvas.   

Antes disso, ele já havia subido ao pódio 12 vezes pela Noruega (cinco ouros, quatro pratas e três bronzes). (ANSA).