Bovespa segue exterior positivo, mas cautela política segue no radar

A Bovespa pega carona na melhora do humor nas praças acionárias internacionais e avança no período da manhã desta terça-feira, 10, recuperando parte das perdas de 1,78% da véspera. Às 10h31, o Ibovespa subia 0,66%, aos 83.732,09 pontos, em linha com o avanço de mais de 1,0% visto em Wall Street.

Em todo o mundo, os agentes repercutem o tom mais conciliador do presidente da China, Xi Jinping, que em discurso nesta terça citou planos de abrir ainda mais a economia do país, o que ajuda a aliviar temores relacionados à atual disputa comercial entre as duas maiores potências mundiais.

Pequim pretende reduzir tarifas sobre importações de carros e de outros produtos, além de fortalecer a proteção dos direitos de propriedade intelectual de companhias estrangeiras.

No Brasil, a cautela em relação ao cenário eleitoral segue no radar e os agentes avaliam as possibilidades de o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, ser solto.

Nesse contexto de incertezas, a reação dos mercados à decisão da Moody’s de elevar na segunda-feira a perspectiva do rating do País de negativa para estável é apenas limitada.